INFORMAÇÃO

Trens até César de Souza. Quem se lembra deles?

Falta empenho político para que a obra seja executada em 4 km

Meios de comunicação especializados em transporte coletivo sobre trilhos vêm dando fortes esperanças de retomada dos trens de passageiros em diferentes pontos do País. Já se fala, por exemplo, em um trem turístico ligando Minas Gerais ao Rio de Janeiro, cujo trajeto cortaria as cidades de Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro e Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais. Outra ideia, que está sendo impulsionada pela deputada federal Rosana Valle (PSD-SP), é a volta do trem entre a Baixada Santista e o Vale do Ribeira, reutilizando o eixo ferroviário, suprimido em 2002, que margeava todo o litoral sul, de Santos e São Vicente, passando por Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, e depois em direção ao Vale do Ribeira. Paralisado em razão da pandemia, o trem de passageiros operado pela empresa Vale, que cobria o trecho entre Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), deveria voltar a operar no último dia 1º de setembro, segundo o site Via Trólebus. Outras iniciativas semelhantes pipocam em outros pontos do País. Mas enquanto isso acontece, nada se fala a respeito da esperada extensão dos trens de subúrbio que fazem o percurso entre as estações da Luz, em São Paulo, e Estudantes, em Mogi, até o distrito de César de Souza. A ideia é antiga e sempre contou com o incentivo deste jornal. No entanto, ficaram apenas nas promessas algumas iniciativas de políticos para conseguir tal obra. As desculpas, velhas e esfarrapadas, são sempre as mesmas: falta de rede elétrica e o fato de tal trajeto estar incluído na linha que é operada pela MRS Logística. O que se nota, entretanto, é a inexistência de vontade política para executar uma obra custo nem seria assim tão elevado, a julgar pela distância reduzida a ser dotada de rede aérea de eletrificação e eventuais mudanças nos trilhos. São, no máximo, 4 km calculados entre as estações dos Estudantes e Engenheiro César de Souza. Nada tão difícil para uma obra que beneficiaria diretamente perto de 70 mil habitantes, incluindo os bairros do distrito de César, mais Sabaúna e Botujuru, que seriam beneficiados com a extensão do percurso dos trens. Mas se falta vontade política do Estado (leia-se CPTM), também falta empenho dos representantes da cidade, os quais também não se preocupam em pressionar o governo para que a obra seja executada.

Mais ônibus

A jovem ativista Maria Luiza Fernandes, a Malu, do Movimento Acredito, lançou um abaixo-assinado virtual para que a Prefeitura de Mogi determine às empresas de ônibus a colocação em circulação da frota completa nas linhas urbanas e rurais da cidade. Segundo o documento, muita gente está enfrentando aglomerações e atrasos em razão da frota ainda reduzida. Para participar do documento eletrônico, basta acessar o endereço: http://bit.ly/PelaFrotaCompleta.

Contadores

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) informa que, entre os dias 21 próximo e 2 de outubro, estará aberto o prazo para inscrição de contadores e técnicos em contabilidade com registro ativo e regular na entidade, interessados em exercer a função de delegado representante da categoria, pelo período de quatro anos. Na região, há vagas para Mogi, Arujá, Ferraz, Itaquá, Poá, Santa Isabel e Suzano.

Nova creche

A empresa Suzuki Engenharia e Construções venceu a concorrência para construção da nova creche do distrito de Jundiapeba, na rua Lourenço Della Nina.Valor da obra: “R$ 2.387.441,28. Os trabalhos deverão ser iniciados ainda durante este mês.

Pesquisa e multa

Aviso aos navegantes: a publicação de forma aleatória de pesquisas eleitorais, ainda que em redes sociais, continua rendendo dores de cabeça para quem as divulga. Ainda nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral negou recurso de um eleitor da cidade de Ilha Solteira, condenado em primeira instância a pagar multa no valor de R$ 53.205,00, por divulgação de pesquisa sem prévio registro junto à Justiça Eleitoral. O eleitor realizou, no Facebook, um levantamento eleitoral sobre a intenção de votos para o pleito da cidade, e divulgou um vídeo com os resultados, como se fosse pesquisa.

Frase

O meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado.

Albert Einstein (1879-1955), físico alemão que desenvolveu a Teoria da Relatividade Geral


Deixe seu comentário