Entrar
Perfil
Saúde

Suzano terá primeira UPA 24 horas, no Jardim Revista

Primeira Unidade de Pronto Atendimento da cidade terá capacidade de realizar cerca de 10,2 atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Ortopedia de forma ininterrupta.

O Diário
04/07/2022 às 07:36.
Atualizado em 04/07/2022 às 09:23

A unidade está localizada na altura do número 200 da rua Guarani, no Jardim Revista, em uma área de 940 metros quadrados (Glaucia Paulino - Prefeitura de Suzano)

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, vistoriou na noite da última sexta-feira (1) as obras de readequação da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, na região norte. Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, e dos deputados federal Marcio Alvino e estadual André do Prado, o chefe do Executivo suzanense alinhou os ajustes finais para entrega do equipamento, que terá capacidade de realizar cerca de 10,2 atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Ortopedia de forma ininterrupta.

A unidade está localizada na altura do número 200 da rua Guarani, no Jardim Revista, em uma área de 940 metros quadrados, sendo o mesmo espaço que abrigaria a Clínica da Família. Dentro do planejamento estratégico da Secretaria Municipal da Saúde, estão projetadas salas de triagem e atendimento com 20 leitos disponíveis, recepção, laboratório clínico e Raio-X, farmácia e outras estruturas essenciais como vestiários e refeitório.  

Para o bom funcionamento da UPA, estão previstos cerca de 200 profissionais para atuar 24 horas à disposição da comunidade. Deste montante, estão inclusos 12 médicos e 188 colaboradores que integram as equipes administrativa, de técnicos em radiologia, farmácia, bioquímica, enfermagem e gesso, assim como de diretor técnico, coordenador médico e auxiliares de serviços gerais.  

Atualmente, o equipamento está sendo viabilizado de forma administrativa com os processos de qualificação das Ordem de Contratação da Organização Social (OS) e o chamamento público, bem como da obtenção dos instrumentos médicos. A previsão é de que o mesmo seja entregue no começo deste semestre.

Durante a visita, o deputado estadual André do Prado relembrou todos os esforços direcionados para a saúde suzanense e reforçou o apoio na cidade. "Sabemos o quanto este serviço 24 horas será importante para zelar pelo bem-estar de Suzano. Tive a oportunidade de contribuir com a abertura das unidades no Monte Cristo e Jardim Dona Benta, e este último vem para coroar toda esta trajetória dedicada para o município". 

O deputado federal Marcio Alvino, que destinou R$ 4,2 milhões à Saúde em abril, exaltou a importância desta conquista para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no município. "Como representante do governo Federal, fico muito feliz em oferecer esta oportunidade para os moradores da região norte e também de endossar a essencialidade do SUS. O programa é motivo de orgulho para o País e transforma vidas, assim como será feito aqui em Suzano".  

A expectativa é de que a UPA contemple todo o município com sua infraestrutura e equipamentos de última geração, conforme endossa o chefe do executivo, Rodrigo Ashiuchi. "O projeto foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Saúde, após um estudo técnico da pasta que identificou a possibilidade e agora vai se tornar realidade. Portanto, foi uma decisão assertiva e que vai contribuir para muitas famílias, que precisavam se deslocar até o Pronto Socorro". 

Ashiuchi ainda afirma que a entrega do equipamento será um divisor de águas para as próximas conquistas da pasta. "A ideia é que seja a primeira Unidade de Pronto Atendimento seja referência de outras que estão por vir, assim como teremos o Hospital Federal para suplementar os atendimentos para toda a região, graças ao apoio dos deputados", finalizou.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por