Diário Logo

Notizia Logo

Suzano promove capacitação em primeiros-socorros para servidores

Agentes comunitários e servidores da Secretaria de Saúde de Suzano participaram recentemente de uma capacitação sobre primeiros-socorros. O objetivo com a iniciativa é para que possam atuar em casos de urgência e emergência até a chegada de uma equipe especializada que assuma a situação, como um acidente, por exemplo. O curso foi aplicado pelo enfermeiro […]

26 de julho de 2022

Reportagem de: O Diário

Agentes comunitários e servidores da Secretaria de Saúde de Suzano participaram recentemente de uma capacitação sobre primeiros-socorros. O objetivo com a iniciativa é para que possam atuar em casos de urgência e emergência até a chegada de uma equipe especializada que assuma a situação, como um acidente, por exemplo. O curso foi aplicado pelo enfermeiro Jean Gois Costa da Silva, do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). 
 
A atividade ocorreu no Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) com a participação de 20 pessoas. Outra capacitação está marcada para ocorrer nesta quinta-feira (28/07) para outro grupo de servidores da Secretaria da Saúde.
 
Por meio das aulas teóricas e práticas, o enfermeiro tratou de temas como atendimento pré-hospitalar, abordagem primária, emergências clínicas, queimaduras, choque elétrico, envenenamentos e intoxicações, parada cardiorrespiratória, reanimação cardiopulmonar, desfibrilador automático externo, desobstrução de vias aéreas, suporte básico no trauma, hemorragias e fraturas, estabilização, elevação e transporte de vítimas e simulado prático. Estas ações podem ser cruciais para manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual a pessoa se encontra.
 
“A capacitação não é voltada unicamente para quem atua no atendimento direto, mas também para os funcionários de outros setores, como administrativo e de limpeza, por exemplo. A ideia é que a pessoa não somente execute o procedimento, mas que saiba se portar diante de uma situação que exija calma e raciocínio”, explicou o enfermeiro e instrutor.
 
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, afirmou que potencializar a capacidade de atendimento aos servidores, independentemente de suas funções, traz uma definição mais ampla à secretaria. “Fazemos parte da Secretaria da Saúde, então, quanto mais conhecimentos pudermos adquirir e colocar em prática com desenvoltura, melhor para a nossa população. Por muitas vezes, um atendimento rápido e certeiro pode significar a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa. Por isso, oferecer essa capacitação aos servidores é muito importante”, definiu.

Veja Também