Serviço está sendo realizados pela Prefeitura com apoio do Rotary, na Estação Suzano da CPTM, das 16 às 19 horas
A ação é destinada ao público em geral, principalmente as pessoas com mais de 40 anos, e para participar, é necessário apresentar um documento de identidade com foto (Divulgação/Luana Bergamini/Secop Suzano)
A Prefeitura de Suzano está promovendo na cidade a ação especial "Hepatite Zero", em parceria dom o Rotary Clube do município. A atividade, realizada Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). faz parte do projeto mundial de erradicação da hepatite C, foi iniciada na tarde da última quinta-feira (17/08), continuou nesta sexta-feira (18/08) e também ocorrerá neste sábado (19/08), das 16 às 19 horas, nas imediações da Estação Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A ação é destinada ao público em geral, principalmente as pessoas com mais de 40 anos. Para participar, é necessário apresentar um documento de identidade com foto. A Saúde suzanense realiza testes rápidos utilizados para triagem da infecção causada pelo vírus das hepatites B e C.
A iniciativa é gratuita e rápida, com o resultado disponível em um curto período. Até o momento, já foram efetuados 178 exames, sendo 89 direcionados à detecção da hepatite B e outros 89 à hepatite C.
Essas doenças virais atingem o fígado e podem causar alterações leves, moderadas e até mesmo graves. Na maioria dos casos, são infecções silenciosas, ou seja, se manifestam sem a apresentação de sintomas. Por esta razão, é importante manter a imunização em dia, bem como participar de ações de diagnóstico e prevenção.
O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, destacou que a detecção da doença é o primeiro passo para o tratamento. "Nosso objetivo é testar o maior número de pessoas, movimento que pode ser fundamental para evitar danos mais graves ao fígado, como cirrose, câncer, entre outros. É possível alcançar a cura em todos os tipos de hepatite e, quando a enfermidade é descoberta ainda no início, as chances são ainda maiores", afirmou.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .