Entrar
Perfil
RECICLAGEM

Suzano instala postos de coleta seletiva de lixo em escolas e prédios

Inicialmente, programa será implantado em 14 escolas, além de prédios, para incentivar a separação dos resíduos no município

O Diário
26/04/2022 às 09:31.
Atualizado em 26/04/2022 às 09:31

O prefeito Rodrigo Ashiuchi detalhou o projeto que pretende ampliar e estimular a reciclagem de lixo em Suzano (Divulgação/Wanderley Costa/Secop Suzano)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
RECICLAGEM

Suzano instala postos de coleta seletiva de lixo em escolas e prédios

Inicialmente, programa será implantado em 14 escolas, além de prédios, para incentivar a separação dos resíduos no município

O Diário
26/04/2022 às 09:31.
Atualizado em 26/04/2022 às 09:31

O prefeito Rodrigo Ashiuchi detalhou o projeto que pretende ampliar e estimular a reciclagem de lixo em Suzano (Divulgação/Wanderley Costa/Secop Suzano)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Suzano deu início ao programa "Prefeitura Coleta" e "Coleta nas Escolas", que busca incentivar a coleta seletiva nos prédios e escolas municipais do município. Serão implantados de Postos de Entrega Voluntária (PEVs), em parceria com Rotary Club de Suzano, a Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence), a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano e as secretarias municipais de Educação e de Administração.

O lançamento do programa ocorreu nesta segunda-feira (25) no Cineteatro Wilma Bentivegna. O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) assinou o decreto que regulamenta o programa e a criação da comissão interna de servidores empenhados no acompanhamento da iniciativa. O objetivo é fomentar a coleta seletiva, por meio de orientações e dos Postos de Entrega Voluntária (PEVs), que são estruturas especialmente projetadas para receber materiais recicláveis secos e limpos. Inicialmente, 14 escolas contarão com o equipamento.  

A parceria para o trabalho intersetorial deve promover a capacitação dos educadores da rede e dos colaboradores da limpeza, para que a temática seja trabalhada com os alunos e para o devido recolhimento e destinação dos materiais.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, André Ching, a ação contará com o apoio dos servidores. “Teremos uma comissão de servidores municipais, representantes de cada secretaria, que deverão nos auxiliar nesse processo de implantação do programa. Queremos mobilizar o maior número possível de pessoas, para que todos compreendam a importância da coleta seletiva dentro do ambiente de trabalho e que levem essa cultura para dentro de casa”, disse.

Até o momento, o município já dispõe de 14 PEVs conquistados por meio da parceria com o Rotary Club de Suzano, que apostou no projeto com a Comissão Permanente de Projetos Humanitários. A expectativa é de que o trabalho possa avançar na cidade, especialmente na Educação suzanense.

“É muito bom que as escolas participem desse projeto. É significativo trabalhar com esse programa porque faz parte de uma nova cultura, uma nova economia em um novo momento da história. Vivemos uma mudança de paradigmas. As crianças precisam enxergar, de fato, as possibilidades de reaproveitamento pensando com a cabeça do futuro”, explicou o chefe da pasta, Leandro Bassini.

A secretária de Administração, Cintia Renata Lira,  reforçou índices alarmantes em relação aos resíduos gerados e destacou a responsabilidade dos servidores nesse processo de mudança. “Somos uma gestão de boas ideias e a conscientização é sempre a melhor saída. É hora de pensar no futuro que queremos para nossos filhos e netos. Cada gesto, no trabalho ou em casa, é fundamental”.

“O projeto apresentado traz oportunidades e desafios. Fico feliz em iniciar a semana com esse programa, que será implantado nos departamentos e em nossas escolas, mas que queremos levar para a cidade como um todo. A massificação da pauta ambiental é de extrema relevância, sobretudo neste período após a pandemia. Precisamos de união, agregar boas ideias e buscar a iniciativa privada disposta e comprometida com uma sociedade melhor. Meu objetivo é ter uma cidade referência na coleta seletiva e nas oportunidades que isso gera, que seja um modelo possível também para outros municípios, assim como o Cata-Treco Solidário e tantas outras iniciativas”, disse o prefeito.

O evento também foi acompanhado pelo presidente do Rotary Club de Suzano, Abediel Pereira; pela presidente da Univence, Ingrid Brum; pelo coordenador de campo da ONG Espaço Urbano, Lucas Diogo Moreira; e pelos vereadores Marcos Antonio dos Santos, o Maizena, e Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt, além de outros convidados.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por