Diário Logo

Notizia Logo

Suzano faz ações para prevenir abuso e a exploração sexual infantil

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade de Suzano realizam uma programação para a 9ª edição do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  Entre as ações, está a caminhada “Lembrar é Combater”, que acontece em 18 de maio, com saída […]

16 de maio de 2022

Reportagem de: O Diário

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e do Fundo Social de Solidariedade de Suzano realizam uma programação para a 9ª edição do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  Entre as ações, está a caminhada “Lembrar é Combater”, que acontece em 18 de maio, com saída da Praça Cidade das Flores, às 9 horas.  

As ações, que contam com a parceria dos Conselhos Tutelares do município, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano (Comdicas), pretendem alertar e sensibilizar a população, bem como orientar sobre os canais de denúncia, garantindo o desenvolvimento de todos de forma segura e protegida. 

Suzano e Mogi das Cruzes foram alvos de operações de combate a crimes, como a pedofilia, e as prefeituras promovem ações para ampliar a luta contra a violência contra a criança e o adolescente neste ano.

De acordo com a Prefeitura, a caminhada, que terá concentração na Praça Cidade Das Flores, seguirá até a Praça João Pessoa. Folhetos orientativos serão distribuídos para pedestres e comerciantes, compartilhando os canais de comunicação que as vítimas podem recorrer em casos de violência. A estimativa é que a atividade reúna cerca de cem cidadãos.

Além da caminhada, ao longo do mês serão oferecidas palestras em escolas e abordagens nas redes sociais sobre o tema. “Reforçar o termo ‘Lembrar é combater’ é mencionar a luta de todos os eixos da sociedade para a defesa dos direitos das crianças e o enfrentamento à violência”, disse o secretário Geraldo Garippo.

O titular da pasta destacou ainda que a data é um símbolo de luta e alerta. “É fundamental debater a questão do abuso sexual infantil como um alerta para a sociedade, evidenciando um tema que muitas vezes é velado. Como Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, temos o dever de pensar e colocar em prática políticas públicas para cada criança e adolescente suzanense que precise de atendimento”, elucidou. 

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, destacou que, na cidade, “temos campanhas durante todo o ano para reforçar o cuidado com as crianças. Lançamos o projeto ‘Restitua Amor’, fizemos a tenda orientativa do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e estamos em constante diálogo com todas as frentes de defesa e acolhimento”.. 

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com organizações socioassistenciais, oferta serviços de fortalecimento de vínculos, com atendimento de aproximadamente 800 crianças e adolescentes, além de oferecer 40 vagas para acolhimento institucional. 

Canal de denúncia

A campanha “Lembrar É Combater” reforça o Disque 100, um canal de denúncia nacional que acolhe denúncias sobre casos de exploração e abuso sexual infantil.  

Veja Também