Suzano e região do Alto Tietê serão contemplados com 30 leitos destinados ao tratamento de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus (Covid-19) no Hospital Auxiliar das Clínicas (HC) instalado no município e que está sob gerência do governo estadual. A princípio, as vagas, sendo dez de enfermaria e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estarão disponíveis nos próximos dias. A informação foi repassada pela diretoria do HC ao prefeito Rodrigo Ashiuchi, durante visita técnica realizada na unidade nesta terça-feira (06/03).

Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, e do diretor-executivo do HC de Suzano, Eduardo Santocchi, o chefe do Executivo percorreu todo o Bloco C da unidade, vistoriando as alas que receberão os novos leitos. Além disso, as autoridades discutiram a contratação de uma empresa terceirizada para prestação do atendimento no local.

“Todas as tramitações já estão em andamento e a previsão é de que tudo seja concluído até o fim desta semana. Por isso, acreditamos que nos próximos dias os leitos já estarão à disposição das pessoas diagnosticadas com a Covid-19. É importante frisar que o custeio será bipartite, ou seja, terá financiamento do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) e do governo do Estado”, afirmou Ashiuchi, que também é presidente do consórcio.

Desta forma, o HC de Suzano contará com 50 leitos destinados às pessoas infectadas pela Covid-19, sendo 20 de UTI e 30 de enfermaria, tendo ainda uma ala dedicada aos exames de imagem, com sala de raio-x e equipamentos para tomografia e para ultrassonografia. “Por aqui, já contamos com 20 leitos em pleno funcionamento. Agora, a parceria com o Condemat nos permitirá ampliar o atendimento”, disse Santocchi.

Para o prefeito, o trabalho conjunto entre o consórcio regional e o governo do Estado é fundamental para ampliar o atendimento à população neste momento crítico da pandemia. “A conquista foi anunciada após uma série de pedidos dos prefeitos do Alto Tietê e dos deputados da região, para que haja mais espaços para abrigar infectados pela Covid-19. Lembrando que os leitos serão destinados aos moradores da nossa região. Por isso, agradeço o apoio do Estado e dos prefeitos. Esta é uma conquista de todos”, declarou Ashiuchi. 

Por fim, o prefeito reforçou o pedido de cuidado por parte da população. “Estamos em um cenário pandêmico preocupante. Muitas cidades atingiram 100% de ocupação em seus hospitais. Estamos buscando mais leitos, mas é muito importante a conscientização de todos. Usem máscaras e álcool em gel e pratiquem o distanciamento social. Estamos focados em amenizar os impactos da pandemia, contudo precisamos da união de todos. Estamos com a campanha de vacinação a todo vapor. Se cuidem, que logo sairemos dessa”, concluiu o suzanense.

Participaram da vistoria o diretor-clínico da pasta de Saúde, Diego Ferreira; a diretora da Rede de Urgência e Emergência, Cinthia Steffens Watanabe; a secretária-adjunta do Condemat, Mara Flores; e a assessora estratégica da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Carol Umebayashi.

Por parte do HC de Suzano, estiveram no encontro o diretor-clínico Antonio Sakotani; a responsável pela Gestão de Qualidade, Daise Guilherme Rodrigues; a coordenadora da unidade, Carolina Paschoal; e a enfermeira do setor de Gerência de Risco, Gabriela Nagatani.