Rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI, líder dos ovimbundu, maior grupo étnico de Angola, que representa 37% da população do País de 13 milhões de habitantes, esteve em Suzano e ganhou presente de Rodrigo Ashiuchi.
O rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI recebeu a camisa do Corinthians das mãos do prefeito de Suzano (Mauricio Sordilli - Secop Suzano)
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL) presenteou com uma camisa do Corinthians, entre outros mimos, o rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI, líder dos ovimbundu, povo do maior grupo étnico de Angola, que representa 37% da população do país africano, com 13 milhões de pessoas. Ele visitou a cidade na última quinta-feira e foi recepcionado oficialmente no Cineteatro Wilma Bentivegna, que estava lotado.
A solenidade foi, no mínimo, diferente: a comitiva que acompanhou sua majestade, sempre ao som de atabaques, acompanhou uma extensa programação que começou com o ato solene, no teatro, com o prefeito Ashiuchi, sua mulher Larissa, o secretário de Cultura e vice-prefeito Walmir Pinto, entre outros, e se estendeu por locais simbólicos do município.
O rei e sua comitiva visitaram a exposição de arte indígena no Salão de Exposição Antônio Palomares, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi; almoçaram no Casarão da Memória Antônio Marques Figueira; foram à Escola Municipal Antônio Marques Figueira; participaram de um plantio de uma muda de dendê ao lado do Pavilhão Zumbi dos Palmares, no Parque Municipal Max Feffer; e tiveram um encontro com estudantes na Associação Cultural Suzanense - Bunkyo.
A visita, segundo a assessoria do prefeito, teve o objetivo de fortalecer os laços e as relações culturais tradicionais que fazem parte da sociedade brasileira por meio da cultura africana, contribuindo com os estudos referentes à tradição do continente a partir dos ritos, ritmos e da mais diversa ligações enraizadas na sociedade angolana.
A presença de um líder ovimbundu no Brasil é inédita. Por isso, ele aproveitou a ocasião para compartilhar os hábitos e costumes de seu povo pelas cidades por onde passou.
Este roteiro inclui, além de Suzano, os municípios de São Paulo, Guarulhos, Florianopólis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
Em sua fala, durante o evento de recepção para autoridades municipais e representantes de entidades ligadas à igualdade racial, o rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI destacou a parceria com Suzano, conforme a assessoria do prefeito.
“Não resta dúvidas de que a cidade engrandece os valores culturais que unem Brasil e Angola. Fomos muito bem-recebidos nesta terra, que está abençoada para receber todas as raças do mundo. Lutamos juntos para termos igualdade de convivência, de forma que a paz reine nos homens”, ressaltou o representante do povo ovimbundu.
Durante as solenidades ocorreu a troca de presentes entre as delegações. E segundo o site “Meu Timão”, o prefeito justificou o mimo dizendo o seguinte:
“O rei angolano se mostrou um amante do esporte, do futebol e do Corinthians. Por isso, tomei a liberdade de presentear sua majestade com uma camiseta do Suzano Vôlei e outra do nosso Corinthians para ele propagar o nosso time dentro os milhões de habitantes do seu reino”, disse Ashiuchi ao site corintiano.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .