Diário Logo

Notizia Logo

Novo hospital público começa a realizar cirurgias em Suzano

Após uma visita feita ao primeiro Hospital de Cirurgias de Suzano, instalado no novo bloco do Hospital Auxiliar das Clínicas (HC), o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, anunciaram que em 12 dias, 200 pessoas já haviam sido atendidas no serviço da rede hospitalar pública. As cirurgias começaram a […]

13 de julho de 2022

Reportagem de: O Diário

Após uma visita feita ao primeiro Hospital de Cirurgias de Suzano, instalado no novo bloco do Hospital Auxiliar das Clínicas (HC), o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, anunciaram que em 12 dias, 200 pessoas já haviam sido atendidas no serviço da rede hospitalar pública. As cirurgias começaram a ser realizadas nesta quarta-feira (13), segundo diretores da unidade.

Ashiuchi foi recebido pelo diretor-executivo do HC, Eduardo Santocchi; a coordenadora da unidade, Carolina Paschoal; o diretor-clínico do hospital, Antônio Yoti Sakotani; e o médico-responsável pelo Bloco C do HC, Pablo Manoel Bandeira. 

De acordo com a equipe técnica do Hospital, em 12 dias, o local já recebeu mais de 200 pacientes, que passaram pelo pré-operatório, que consiste em consultas com cirurgião, anestesista e cardiologista, bem como em exames laboratoriais e de imagem. “Após as etapas de consultas e exames, os pacientes são chamados para a cirurgia”, informou Carolina.

O 1º Hospital de Cirurgias foi inaugurado na semana passada (veja reportagem)

Como funciona

A unidade dedicada especialmente a cirurgias funciona de porta fechada, mas é cotada para reduzir a fila de espera enfrentada por moradores da região do Alto Tietê. Encaminhados via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), os pacientes são prioritariamente de Suzano e das cidades do Alto Tietê.

“Por dia, estão vindo cerca de 25 pessoas para o pré-operatório. Já para as cirurgias, nossa expectativa é de realizar 16 por dia. Tudo isso graças a uma estrutura de qualidade, com duas salas de cirurgia, dez leitos de recuperação, dez de enfermaria de retaguarda e três de pré-operatório, com uma equipe de quase cem pessoas, entre corpo médico, equipe de assistência e administrativo”, continuou a coordenadora do HC. 

Ainda na visita, a direção do Hospital de Cirurgias disse ao prefeito que, com as realizações do pré-operatório, a unidade já começa a realizar as cirurgias nesta quarta-feira (13). “Recebemos essa grande novidade, de que a primeira cirurgia já será realizada. Inclusive, mesmo depois dos procedimentos, os pacientes têm retorno médico no próprio HC”, informou o secretário municipal de Saúde. 

A paciente Francisca da Cunha, de 73 anos, moradora da região, estava acompanhada de sua filha Cláudia da Cunha aguardando ser chamada para a fase final do pré-operatório, e conversou com Ashiuchi. “Não conhecia essa estrutura e achei o hospital muito bonito. Por aqui, estou fazendo todos os exames e consultas do pré-operatório. Foi tudo muito rápido e agora estou tranquila e feliz para fazer a minha cirurgia”, disse a paciente ao prefeito. 

Ashiuchi reforçou que “essa unidade aberta traz mais dignidade às famílias, contemplando mensalmente 400 pacientes, não só com a cirurgia, mas com uma checagem completa, incluindo exames laboratoriais, de imagem e retorno ao médico pós-cirurgia. Quero agradecer a todos os cem profissionais que atuam no local, ao passo em que agradeço o empenho dos deputados estaduais André do Prado e Estevam Galvão de Oliveira e do deputado federal Marcio Alvino, dos vereadores de nossa cidade e de todos os prefeitos que integram o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). Também registro minha gratidão ao secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, e ao governador Rodrigo Garcia”, finalizou.

Veja Também