MENU
BUSCAR
SEGURANÇA

GCM intensifica ações de combate à criminalidade em Suzano

Agentes atuaram na inspeção de três comércios de sucatas, promoveram apreensão de drogas e recuperaram um carro dos Correios que tinha sido roubado

O DiárioPublicado em 06/08/2021 às 17:40Atualizado há 2 meses
Divulgação/Secop Suzano
Divulgação/Secop Suzano

Nesta semana, os agentes da Guarda Municipal de Suzano participaram de uma ação de fiscalização nos ferros-velhos da região norte e atenderam a denúncias no distrito de Palmeiras.  Houve também a apreensão de 75 porções de drogas e um veículo dos Correios que havia sido roubado, foi recuperado.

As ações foram durante reunião que aconteceu na quarta-feira (04) entre Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e a Polícia Militar (PM) para verificar possíveis irregularidades em comércios de sucatas e reciclagem da região norte. Em continuidade às ações iniciadas na semana passada, mais três estabelecimentos deste segmento foram vistoriados pelos agentes municipais, com checagens técnicas e sanitárias.

Como resultado da fiscalização, dois locais situados no Jardim Varan e no Jardim Alterópolis foram notificados para regularizarem suas situações legais junto à administração municipal. Outro, na Cidade Miguel Badra, foi fechado e teve suas atividades suspensas por não ter nenhuma das documentações necessárias para funcionar. O responsável só poderá voltar a abrir o empreendimento quando providenciar a emissão dos devidos documentos junto aos órgãos responsáveis.

Segundo o secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima, a Operação Ferro-Velho teve início no dia 28 de julho (quarta-feira) e surgiu a partir da suspeita de que alguns comércios deste tipo estão sendo responsáveis pela compra de objetos furtados e roubados na cidade, como fios de cobre. "As ações foram implementadas para desestimular os casos de furto de fiação e outros itens. Com isso, diversos estabelecimentos comerciais estão sendo fiscalizados, para que possamos garantir a atuação adequada deste segmento na cidade", afirmou.

Ainda na quarta-feira, uma viatura da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) estava em patrulhamento preventivo pelo Parque Palmeiras às 14 horas quando foi abordada por moradores, que denunciaram um possível caso de tráfico de drogas na região. Com o endereço em mãos, os guardas notaram que o local era um ponto recorrente de crimes deste tipo e foram imediatamente averiguar a situação. Ao notar a aproximação da equipe da GCM, um homem que estava na calçada tentou fugir, arremessando uma bolsa para longe. Ele foi perseguido e detido poucos metros à frente.

Ao checar o item abandonado pelo suspeito, foram encontrados 36 microtubos de crack, 34 papelotes de maconha, cinco de cocaína e R$ 90. Quando foi questionado sobre os ilícitos, o homem confessou que os vendia na região. Ele foi conduzido ao 1º Distrito Policial (DP) de Palmeiras e segue à disposição da justiça. Os itens foram apreendidos e passarão por perícia.

 Já durante a noite, aproximadamente às 19 horas, guardas do grupamento estavam em ronda de rotina pelo Jardim Ikeda. Ao circular pela rua Alberto José Pereira, foram informados por moradores de que um veículo, com o logotipo dos Correios, estava abandonado próximo dali, com a chave ainda no contato. Os agentes foram até o automóvel e checaram a numeração de placa, ocasião onde descobriram se tratar de um fruto de roubo. O meio de transporte foi encaminhado à Delegacia de Polícia central e, posteriormente, devolvido à empresa proprietária.

A comandante da GCM, Rosemary Caxito, destacou que a corporação tem presença ativa pelo distrito de Palmeiras, realizando rondas dia e noite pelas comunidades para garantir a segurança e o bem-estar da população. "As patrulhas permitem que os guardas identifiquem e solucionem crimes e irregularidades em andamento por diversos bairros da região. Além disso, as equipes estão sempre à disposição dos moradores para prestar apoio em todo tipo de situação, seja pessoalmente ou pelo telefone (11) 4746-3297", concluiu.