Entrar
Perfil
ANIVERSÁRIO

Festa de Suzano terá shows e meia tarifa de ônibus no sábado (2)

Apresentações com 200 artistas locais e inaugurações marcam o aniversário da cidade, que completa 73 anos

O Diário
31/03/2022 às 11:24.
Atualizado em 31/03/2022 às 15:58

O prefeito Rodrigo Ashiuchi anunciou a agenda de aniversário que prevê inaugurações e a valorização de artistas locais a partir deste sábado (2) (Divulgação/Secop/Wanderley Costa)

Atrações esportivas e culturais fazem parte do programa de aniversário de Suzano que começam neste sábado (2),  no Parque Municipal Max Feffer. O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) confirma, ainda, inaugurações de unidades de ensino, saúde e geração de renda que acontecerão no decorrer de abril. Entre os destaques da festa estão a cobrança de meia tarifa de ônibus no sábado, e a presença de 200 artistas locais nas atividades programadas para a data.

Suzano completa 73 anos de emancipação política e administrativa.

Um encontro no Cineteatro Wilma Bentivegna divulgou a programação, com a participação do vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi, e do presidente da Câmara de Suzano, vereador Leandro Alves de Faria, o Leandrinho. 

Para dar início a programação, o Parque Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) irá sediar diversos eventos e atrações neste sábado, das 8 às 18 horas.

O público irá encontrar oito palcos com ações distintas, para dar visibilidade aos trabalhos de 200 artistas locais e fortalecer a unicidade de cada linguagem artística presente. 

Segundo o secretário de Cultura, Walmir Pinto, a administração priorizou a contratação de atrações locais para fomentar a renda deste segmento que foi impactado diretamente pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Além de celebrar os 73 anos de Suzano, as festividades marcam a retomada das apresentações presenciais, visto que não tivemos uma programação de Carnaval para resguardar a população. Portanto, também se configura como uma vitrine para a população conhecer nossos talentos e prestigiá-los em grande estilo”, afirma. 

Os suzanenses também encontrarão ambientes com brinquedos e um espaço especial para a alimentação dos visitantes.

A praça terá mais de dez barracas pertencentes a associações e entidades do município, além de contar com a presença de “food trucks”. Segundo Larrisa Ashiuchi, esta é mais uma iniciativa que deve movimentar a economia de Suzano e auxiliar a população. “A programação tem um apelo social muito predominante, pois é uma característica da cidade, de acolher e ajudar o próximo. Então, fechamos parcerias com diversas instituições para que ofereçam alimentos de qualidade, ao passo que os munícipes contribuam com causas importantes”, reforça Larissa. 

Saúde

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará presente para oferecer vários atendimentos gratuitos a livre demanda, entre eles odontológico, nutricional, de auriculoterapia, para aferimento de pressão arterial e glicemia e testes rápidos para a identificação de doenças como HIV, sífilis e hepatites (A, B e C). Orientações e esclarecimentos de dúvidas também serão realizados para garantir a segurança e mais qualidade de vida para a população, bem como sobre trabalho infantil, por meio da ação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET). 

Um grupo composto por 17 artesãos da cidade estará à frente da campanha “Baby, Me Leva”, disponível das 10 às 17 horas. A iniciativa do Setor de Bem-Estar Animal vai colocar à disposição mais de 75 cães e gatos em busca de um novo lar. 

Esporte

Para os amantes do esporte, a administração vai oferecer diversas oportunidades para animar a torcida suzanense. Às 14 horas, a Arena Suzano recebe uma das partidas mais esperadas do último ano: a semifinal da Superliga B. O time do Suzano Vôlei entra em quadra contra o Niterói Vôlei Clube para disputar a vaga na final. Os ingressos para acompanhar o jogo podem ser obtidos por meio da troca solidária, realizada até esta sexta-feira (01/04), na sede do Fundo Social de Solidariedade (rua Baruel, 501, sala 224 – Centro), das 9 às 16 horas. Também serão promovidas diversas atividades recreativas para fomentar o desporto entre as crianças e adolescentes. 

Já o Ginásio Municipal Roberto David (rua Agnaldo Cursino, 1.210 – Sesc) será palco do Campeonato Paulista Metropolitano e da Copa Marco Antônio Fonseca, ambos de futebol de salão, às 9 e às 16 horas, respectivamente. No período matutino, em parceria com a Associação União da Família Azul, a Secretaria de Governo promove uma carretada para conscientização do autismo, que sairá da Praça Cidade das Flores com destino ao Parque Max Feffer. 

Transporte

Segundo a Prefeitura, por meio de uma parceria com a Radial Transporte, as passagens de ônibus e do transporte complementar serão vendidas pela metade do valor usual. Também haverá uma linha especial gratuita para levar os passageiros direto ao local de celebração, saindo do Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria, o Terminal Norte, a cada uma hora. 

A tarifa, em Suzano, custa R$ 5 - no sábado, o preço será R$ 2,50.

Para o prefeito, este aniversário será mais um capítulo de uma história de desenvolvimento e resgate do orgulho suzanense. “Estamos muito felizes em poder proporcionar tantas atividades para nossa população tão trabalhadora e dedicada. São eles que fazem a cidade progresso estar em constante ascensão e notoriedade no Alto Tietê e região e por isso merecem celebrar tantas conquistas que tivemos nos últimos anos. A alegria quando compartilhada, se torna ainda mais memorável”. 

Mais atividades

As atividades seguem até o último dia de abril, oferecendo à população ações para todos os públicos. Na próxima terça-feira (05/04), os cinéfilos poderão conferir a nova programação do Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Jardim Paulista), que oferece sessões gratuitas de 18 títulos. Já na sexta-feira (08/04), a partir das 19 horas, será realizada a abertura da exposição Gilberto Mattos Ateliê: Sonhos e Cores na Cidade das Flores. No sábado (09/04) o dia segue agitado com a Feijoada Solidária do Fundo Social de Solidariedade, o Campeonato Municipal de Natação e a posse do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Suzano e outras apresentações artísticas nos Centros Culturais da Casa Branca e do Jardim Colorado.

No dia 12 de abril (terça-feira), o Casarão da Memória Antônio Marques Figueira (rua Campos Salles, 547 – Centro) abre suas portas para diversas manifestações circenses, das 18 às 21 horas. Enquanto no dia 21 (quinta-feira), a partir das 15 horas, os amantes dos Fuscas e veículos antigos se encontram em sua cerimônia anual no Cineteatro. Para o final de semana dos dias 23 e 24, estão programadas a 1ª edição do Festival do Escadão, localizado no Paço Municipal, das 17 às 22 horas, e a “Corrida das Divas”, na Faculdade Piaget.

A tradicional Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, também já tem data marcada para começar: 26 de abril (terça-feira). Os interessados poderão fazer doações de cobertores novos e peças de frio em bom estado. Mais informações e pontos de coleta serão divulgados em breve. 

A programação cultural prossegue nos dias 27 e 28 (quarta e quinta-feira), com a Trajetória Literária, que trará o artista renomado Ignácio de Loyola Brandão, e a Mostra de Dança, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré e na Praça dos Expedicionários, ambos localizados na rua General Francisco Glicério, mas um no número 1.354 e outro no 757, respectivamente, bem como no Parque Max Feffer. 

Os cães e gatos suzanenses também terão diversão garantida no dia 30 de abril (sábado) com o “PlayPet Day”. A iniciativa visa promover ações de recreação e convivência no espaço de treinamento, anexo ao Viveiro Municipal Tomoe Uemura (avenida Senador Roberto Simonsen, 340 – Jardim Imperador). 

O encerramento do cronograma será realizado no Casarão da Memória, para celebrar o passado suzanense e seus novos caminhos. Todas as informações sobre a programação podem ser acessadas no site oficial da Prefeitura de Suzano (bit.ly/Programação73anos). 

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por