MENU
BUSCAR
Inspiração

Competições entre Apaes continuam hoje; veja vídeo da abertura

Arena Suzano foi palco da cerimônia de abertura com a presença de pelo menos mil pessoas

O DiárioPublicado em 18/11/2021 às 11:53Atualizado há 19 dias

Suzano sedia desde ontem, 17 de novembro, a 7ª Olimpíada Regional das Apaes. As competições continuam hoje, no Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, e no Parque Max Feffer. Pela manhã, as provas de atletismo na pista do estádio suzanense e, à tarde, o parque municipal recebe os torneios de futsal, voleibol e basquetebol. Na parte da noite, a Arena Suzano será a casa dos torneios de tênis de mesa.

Ontem, a Arena Suzano foi palco da cerimônia de abertura com a presença de pelo menos mil pessoas (veja vídeo). As atividades esportivas seguirão até amanhã, sexta-feira (19), envolvendo 211 atletas e 50 profissionais de 17 entidades participantes.

Organizada pelo Conselho Regional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) em parceria com a entidade suzanense e a prefeitura, a sétima edição do evento sociocultural busca promover a prática esportiva, a integração entre os alunos e dar voz e vez às entidades voltadas às pessoas com deficiência.

No primeiro dia de competições, ontem, as competições oficiais da Olimpíada tiveram início com as disputas de bocha adaptada. Para este evento, seis alunos de quatro Apaes diferentes foram inscritos para os jogos. A disputa envolvia jogar uma bola o mais perto possível da linha limite da quadra ou do quadrado central sem ultrapassá-los.

O formato escolhido pelo Congresso Técnico foi o modelo de todos contra todos, com três jogadores da Apae de Suzano, um da filial de Mogi das Cruzes, um de Caraguatatuba e outro de Arujá. Os inscritos jogaram entre si na primeira hora da tarde e, neste modelo, cada suzanense fez uma partida inicial contra membros das outras entidades participantes, cruzando posteriormente em novas rodadas.

Ao final das partidas, a Apae Suzano apresentou o melhor desempenho no esporte, obtendo as melhores pontuações em todos os jogos programados com os alunos Leandro Ângelo, Henrique Bueno e Taís Alves, que jogaram em suas cadeiras de rodas, assim como os representantes das cidades competidoras.

A partir das 16 horas, foram realizadas as provas de natação, com os estilos individuais. Esta modalidade contou com a participação total de oito equipes, cada uma com número ilimitado de nadadores inscritos para as provas, nos estilos de nado livre, costas e peito, cada uma com variante de 25 e 50 metros e de classe masculina e feminina. Dos mais de 200 alunos, 22 realizaram seus cadastros para as disputas em diversas categorias.

Nesta parte da tarde, a Piscina Municipal do Parque Max Ferrer recebeu 16 provas no total. Todas elas, cronometradas e registradas pelo conselho da instituição, foram acompanhadas de muita torcida por parte das delegações, que incentivaram os alunos nas águas. Entre os vários destaques estão os alunos Sthela de Matos, Gabriel de Souza e Wesley Gonçalves, todos da Apae Mogi das Cruzes. Sthela conseguiu os melhores tempos em quatro provas diferentes, enquanto Gabriel e Wesley tiveram as melhores cronometragens em três disputas cada.