Entrar
Perfil
EM SUZANO

Centenário da Imigração Japonesa em Suzano será marcado por programação especial

Atividades alusivas à cultura, culinária e lazer estão sendo organizadas pela administração municipal e por associações parceiras

O Diário
21/07/2022 às 15:41.
Atualizado em 21/07/2022 às 15:41

(Foto: divulgação / Secop Suzano)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
EM SUZANO

Centenário da Imigração Japonesa em Suzano será marcado por programação especial

Atividades alusivas à cultura, culinária e lazer estão sendo organizadas pela administração municipal e por associações parceiras

O Diário
21/07/2022 às 15:41.
Atualizado em 21/07/2022 às 15:41

(Foto: divulgação / Secop Suzano)

A Prefeitura de Suzano, com apoio de associações parceiras, lança programação especial em referência ao Centenário da Imigração Japonesa na cidade e dos 50 anos de irmandade com Komatsu. Para marcar uma data tão simbólica para as tradições do município, as atividades envolvem desde homenagens até a cultura Geek nas próximas semanas. 
 
Para iniciar as festividades, a Prefeitura de Suzano prestou apoio na organização da 35ª Festa da Cerejeira da Associação Cultural Suzanense – Bunkyo, que ocorrerá neste sábado e domingo (23 e 24/07), na sede da entidade (avenida Armando de Salles Oliveira, 444 – Parque Suzano), com entrada franca. O evento terá comidas e danças típicas, exposições e confraternização entre toda a comunidade. 
 
Já no dia 28 de julho (quinta-feira) um marco histórico acontecerá no município, com o ato simbólico de tombamento e revitalização do prédio da Academia de Judô Terazaki (rua Tokuzo Terazaki, 25 – Vila Urupês). O local passará a ser considerado um patrimônio histórico, visando a preservação das raízes e de sua amplitude cultural. Esse processo foi diretamente acompanhado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), que solicitou essa ferramenta de perpetuação e registro da memória.
 
Em lembrança aos antepassados, a Associação Cultural Esportiva e Agrícola de Suzano – Aceas Nikkey, também com apoio da prefeitura, promoverá uma missa para membros da comunidade japonesa da cidade, composta por imigrantes e descendentes, no dia 30 de julho (sábado). O intuito da ação é exaltar os ancestrais e agradecer pelos ensinamentos deixados. Além disso, o Bunkyo terá um evento de homenagens e uma solenidade para convidados nos dias 29 e 30.
 
Ainda em julho, a Secretaria Municipal de Cultura estará com a exibição on-line da 1ª Mostra Cultural Suzano-Komatsu, onde as cidades-irmãs farão um intercâmbio cultural com peças históricas e itens tradicionais de cada uma, levando seus nomes de até o outro lado do oceano. O link de acesso e a data de inauguração serão divulgados em breve. 
 
Voltado para o comércio local, a Associação Comercial e Empresarial de Suzano (ACE), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, está organizando o “Roteiro Comercial Japonês”, com sugestões de comércios com influência da cultura nipônica, que se cadastraram no site da entidade. Os interessados têm até 31 de julho (domingo) para conferir no link bit.ly/RoteiroComercial.

Cultura pop 
Em uma ação inédita, a Secretaria de Cultura de Suzano também promoverá a 1ª edição do “SuzAnime”, um evento de cultura pop japonesa, com concursos de cosplay, convidados e ações voltadas ao tema. A atividade ocorrerá em 20 e 21 de agosto (sábado e domingo), no Parque Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador).
 
Também lá, no próximo dia 20, haverá o lançamento do Jardim Oriental, com referências às raízes e também às tradições nipônicas. Para finalizar, em setembro, a cidade irá receber mais uma edição do “Bunkamatsuri”, festividade já tradicional. Os detalhes ainda serão divulgados. Todo o calendário de festividades foi iniciado após a videoconferência entre o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e o prefeito de Komatsu, Shoei Miyahashi, nesta terça-feira (19/07). 
 
Para o chefe do Executivo municipal, reforçar a importância da cultura japonesa é marcar as raízes e também relembrar a todos as origens da cidade. “Os imigrantes e os descendentes do Japão fazem parte da nossa cultura e também da origem de Suzano. Organizar esse evento é contar com tradição, resgate e respeito a história da nossa cidade”, reforçou. 
 
Para conferir toda a programação na íntegra, basta conferir as plataformas oficiais da Prefeitura de Suzano (suzano.sp.gov.br e facebook.com/prefsuzano).

Série documental 

Para perpetuar a história de personalidades da comunidade japonesa em Suzano, a Secretaria Municipal de Comunicação Pública registrou uma série documental com cerca de 30 vídeos sobre a história dos imigrantes e descendentes na cidade. 
 
Todo o conteúdo ficará disponível, com publicações semanais no canal do Youtube “TV Prefeitura de Suzano”(youtube.com/TVPrefeituradeSuzano), para conferência dos munícipes e resgate histórico. Após a publicação, todo o material será compilado e entregue para acervo da Secretaria Municipal de Cultura.

 
Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Andreza Rodrigues/Secop Suzano

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por