MENU
BUSCAR
IMUNIZAÇÃO

Campanha de vacinação contra a Covid-19 segue nos postos de saúde em Suzano

Primeiros dois dias de atendimento contabilizaram 8,6 mil aplicações

O DiárioPublicado em 02/10/2021 às 09:08Atualizado há 15 dias
Divulgação - Prefeitura de Suzano
Divulgação - Prefeitura de Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira (1) a continuidade da campanha de imunização contra a Covid-19 nos postos da cidade. O atendimento segue nas 24 unidades, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.

A ação contempla a primeira dose dos munícipes maiores de 12 anos; a segunda aplicação conforme aprazamento; e a dose de reforço dos idosos maiores de 60 anos que completaram a segunda aplicação há seis meses ou mais e das pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais.

O trabalho desta semana, em dois dias de operação no novo formato, rendeu 8.645 aplicações na cidade. O resultado satisfatório garantiu que o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 mantivesse o modelo de atendimento descentralizado para as próximas semanas.

A expectativa é de que o cenário siga com avaliações semanais, sobretudo quanto à procura pela segunda dose, que assegura a resposta imunológica contra o novo coronavírus.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, nesses dois dias de atendimento, a maior procura na cidade foi justamente pela segunda aplicação, com 7.120 atendimentos no município.

“Percebemos que a nossa missão de reforçar a importância da imunização em duas etapas deu muito certo. As pessoas estão procurando os postos de saúde para completar o ciclo e garantir proteção. Trabalhamos arduamente ao longo de oito meses de campanha para agora colhermos os resultados, com mais de 93% da população imunizada com a primeira dose e seguindo ritmo crescente com a segunda dose, que agora pode ser obtida a qualquer dia da semana na unidade mais próxima de casa”, disse o chefe da pasta, Pedro Ishi.

Em relação à primeira dose, o município registrou mais 1.525 suzanenses vacinados ao longo da última quinta e sexta-feira. Já a terceira aplicação de reforço contemplou 291 pessoas. “Avaliamos que são índices bastante satisfatórios, com a intenção de diluir cada vez mais a demanda”, completou o secretário. 

Os requisitos de atendimento seguem os mesmos, de acordo com a dose contemplada. Para receber a primeira aplicação, o munícipe deve ter mais de 12 anos de idade e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

No caso dos adolescentes ainda é necessária a autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os menores de idade desacompanhados. Para a segunda dose basta apresentar CPF, documento original com foto e o cartão de vacinação.   

Para receber a segunda dose, basta o munícipe apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa. Os mesmos requisitos são necessários para receber a terceira dose de reforço, a fim de se comprovar as duas aplicações anteriores dentro do prazo vigente. No caso das pessoas imunossuprimidas, também será exigido relatório médico ou receita de uso contínuo.

Ao todo, a campanha de imunização contra a Covid-19 em Suzano contabiliza 229.875 pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose. O índice representa 93,26% do público maior de 12 anos, que é estimado em 246.463 munícipes. Do total de vacinados, 7.560 receberam a imunização em dose única. Quanto à segunda dose, 141.042 suzanenses já completaram a etapa, sendo 63,44% do total de munícipes imunizados com a primeira dose. Em relação à aplicação de reforço, 1.708 já receberam a terceira dose.