A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba realizou a Operação Carnaval Seguro no último final de semana, para conter aglomerações e possíveis pancadões.  A operação foi considerada um sucesso com apreensão de drogas, além de desarticular o tráfico em alguns bairros. A ação foi um trabalho em conjunto com a Polícia Militar (PM) e Conselho Tutelar.  

A noite de sexta-feira (12) foi de bastante tranquilidade nos bairros da cidade, sem aglomerações e sem a organização dos fluxos. Já no sábado (13), a Guarda Civil e a Polícia Militar flagraram esquemas de tráfico de drogas com articulações de proprietários de adegas, que também organizam os bailes clandestinos, que tiram o sossego da população.

O secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, explica a importância da conscientização e do trabalho da Guarda Civil, conhecida como a Força Azul de Itaquaquecetuba: “As ocorrências atendidas em bairros como Manoel Feio e Jardim Luciana trazem o retrato da falta de consciência que os organizadores possuem. 

Em um momento de pandemia, muitos jovens se aglomeram em adegas e organizam pancadões”, pontua Caldeira. A apreensão de drogas aconteceu ainda, durante o patrulhamento. Os traficantes tentaram fugir, mas não conseguiram.

Para o prefeito Eduardo Boigues, o tráfico e toda arruaça organizada na cidade deve acabar: “Tem muito pai de família que não consegue descansar para trabalhar por causa dessas aglomerações e porque o tráfico acaba inibindo esses cidadãos de bem, mas nós vamos acabar com isso com o trabalho da Força Azul”, reforça Boigues.