Na manhã desta quinta-feira (8), oito pessoas foram flagradas pela Polícia Militar em um desmanche de veículos na Rua Ibitinga, 87, em Itaquaquecetuba. No local, além de vans, peças e de um caminhão de pequeno porte, foram localizados aparelhos que bloqueavam os sinais de rastreadores para que os veículos não fossem encontrados.

A ocorrência ainda está em andamento e está sendo registrada no 1º DP de Itaquá, para onde os suspeitos também foram levados. No vídeo gravado por uma policial, ela mostra o que sobrou dos veículos, como peças e bancos, e também a indicação de que um dos automóveis pertencia a uma pessoa com deficiência.

Logo no início da gravação, a PM diz que “prende quadrilha que roubava veículos e desmanchava para vender”. Ainda não há informações sobre como a polícia tomou conhecimento do local. O desmanche, neste caso, é considerado ilegal justamente por estar fora da lei e ser abastecidos com peças roubadas ou de procedência desconhecida, vendidos sem emissão de notas fiscais.

Para que um desmanche funcione dentro da legalidade, ele precisa ser credenciado pelo Detran e os estabelecimentos devem informar ao banco de dados toda movimentação de compra e venda de veículos que serão desmontados.