Entrar
Perfil
ÁREA DE PROTEÇÃO

Homem é flagrado desmatando para construir estrada particular em Mogi

Caso aconteceu em Biritiba Ussu e o homem foi detido pela Patrulha Ambiental, que somente neste ano realizou 72 flagrantes e deteve 29 pessoas.

O Diário
20/07/2023 às 10:17.
Atualizado em 20/07/2023 às 10:20

O suspeito estava derrubando árvores para construir uma estrada particular, em Biritiba Ussu, próximo à Mogi-Bertioga (Divulgação - Prefeitura de Mogi)

Nesta semana, na terça-feira (18), a Patrulha Ambiental, que pertence à Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, flagrou um desmatamento em uma Área de Proteção e Recuperação de Mananciais – Alto Tietê Cabeceiras, em Biritiba Ussu. O suspeito estava derrubando árvores para construir uma estrada particular. A ocorrência foi registrada na Delegacia do Meio Ambiente e o responsável ficou à disposição da Justiça.

Após receber uma denúncia anônima de desmatamento pela Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), as equipes da Guarda chegaram até o endereço. O local fica próximo à Rodovia Mogi-Bertioga e na altura do quilômetro 71,5, foi possível perceber a supressão das árvores.

Ao avistarem a abertura que estava sendo feita, os guardas entraram no local e andaram por cerca de 300 metros, quando encontraram o suspeito utilizando uma máquina para derrubar as árvores nativas e eucaliptos. Ao afirmar que ele era o proprietário da área, o homem ainda disse que estava construindo uma estarda que o ligasse à futura residências que ele pretendia construir por lá. Entretanto, ele não tinha nenhuma autorização legal para isso.

Tendo como base as declarações do homem, a Guarda realizou uma pesquisa junto à Secretaria Municipal de Urbanismo, que constatou que o local que vinha sendo desmatado era uma Área de Proteção e Recuperação de Mananciais – Alto Tietê Cabeceiras. Então, a retroescavadeira foi apreendida e o homem detido.

O boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Civil, que é quem abriu inquérito e investigará o caso.

Ocorrências

A Patrulha Ambiental da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes foi criada em 2021 e, somente neste ano, realizou 72 flagrantes e deteve 29 pessoas, sendo 28 maiores de idade e 1 menor apreendido. Os flagrantes foram de construção irregular, movimentação/retirada de terra, caça ilegal, resgate de animais, corte/poda ilegal de árvores, degradação ambiental, supressão de mata, descarte de lixo/entulho, loteamento irregular, maus-tratos a animais, localização de veículo, apreensão de animais silvestres e apreensão de balão.

Ainda em 2023, 60 animais foram resgatados pelas equipes da Patrulha Ambiental, que atua junto às áreas de proteção ambiental e de proteção permanente, em ações como orientação, prevenção e combate a ocorrências.

A população pode auxiliar neste trabalho com denúncias pelo telefone 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), que atende 24 horas por dia.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por