Uma ação desenvolvida em conjunto pela Guarda Municipal e Polícia Militar, durante a noite do Réveillon em Mogi das Cruzes, ocupou os pontos considerados "críticos" e impediu as ocorrências de bailes funk e pancadões na cidade, informou o secretário de Segurança Pública, André Junji Ikari, que antecipou sua presença à frente do setor, com a saída do ex-secretário Paulo Roberto Madureira Sales, que pediu exoneração do cargo no último dia do ano de 2020.

"A avaliação da tarefa foi positiva, pois a população acatou as orientações e respeitou a operação", disse Ikari, na manhã desta sexta-feira (1º).

A chamada "Operação 2021" concentrou suas operações na região do Parque Olímpico, local com maior incidência dos bailes e pancadões, tendo sido realizadas as seguintes ações: foram abordados quatro automóveis e cinco motocicletas, sendo que duas delas foram recolhidas por falta de licenciamento e documentação.

Das 23 pessoas abordadas durante o trabalho da Guarda, cinco apresentavam algum tipo de registro criminal.

O secretário também respondeu, por meio da Assessoria de Comunicação, como foi o início de atividades no comando da Guarda Municipal:

 

Qual foi sua primeira impressão numa atividade externa com a Guarda, em Mogi?

Tive uma excelente impressão. A Guarda Municipal possui papel fundamental no sistema de segurança pública, tanto em relação à ações individuais como em conjunto com a Polícia Civil e Polícia Militar. Pretendemos aumentar ainda mais o treinamento da GM para prestar um serviço público de excelência.

 

Quais medidas serão tomadas durante a noite de hoje e no final de semana, quando estarão em vigor as restrições sanitárias do governo estadual?

Aumento no número de equipes da Guarda Municipal e fiscalização de estabelecimentos que contrariem as regras de restrição impostas.

 

Qual a recomendação dada ao comando da Guarda em relação ao policiamento dos próximos dias?

A recomendação é de não haverá tolerância àqueles que descumprirem as determinações legais. Não haverá tolerância, tendo em vista que todos têm conhecimento das regras impostas.

 

Quantos guardas estarão cuidando da segurança da cidade neste final de semana?

Para o bom andamento das ações, evitamos expor os números mais estratégicos. Haverá número suficiente de agentes para garantir o sucesso da operação.

 

Qual foi a principal dificuldade detectada ao estrear no comando da Guarda?

Esta pergunta ainda é incipiente, e prefiro responder ao longo da semana para dar uma resposta mais precisa.