A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano deteve três indivíduos na noite desta sexta-feira (26/02), no bairro Jardim Aerodromo Internacional, na região do Jardim Colorado, pelo roubo de um veículo na cidade de Ribeirão Pires. Os envolvidos foram encontrados com um simulacro de arma de fogo e uma garrafa de combustível. O automóvel foi recuperado e os envolvidos no crime foram encaminhados à Polícia Civil.

Uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) realizava patrulhamento de rotina pelo bairro quando foi acionada pela central da corporação, informando que um veículo havia sido encontrado abandonado, com os vidros abertos, na rua Waldemar Cusma. Dentro do carro, um Honda Fit, os agentes encontraram um número de telefone e entraram em contato com o proprietário, que denunciou o roubo.

O dono do carro relatou que havia sido cercado minutos antes por três indivíduos na estrada Eduardo Valeriano Nardelli, em Ribeirão Pires. Os homens tomaram seu veículo e fugiram em direção a Suzano. Ao tomar conhecimento dos fatos, os agentes imediatamente iniciaram busca no local e nas proximidades atrás dos criminosos, até que identificaram três homens em comportamento suspeito. Ao realizar abordagem, os guardas encontraram um simulacro de arma de fogo, dois aparelhos celulares e uma garrafa cheia de combustível. Quando questionados, eles assumiram a autoria do crime.

Os indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia (DP) de Suzano e estão à disposição da justiça para as devidas providências. O veículo foi recuperado e a réplica de pistola apreendida.

Canil de Suzano

O Canil Municipal da GCM participou na manhã desta sexta-feira (26/02) de operação conjunta com a Polícia Civil de Mogi das Cruzes e o Canil da Polícia Militar de Suzano. Os agentes suzanenses e os cães farejadores Atos e Mayla prestaram suporte à força de segurança na região para coibir a criminalidade.

Com auxílio dos animais da corporação, as equipes de Suzano prestaram suporte aos agentes mogianos em trabalhos de busca e apreensão, combate ao tráfico de drogas e mandados de prisão. De acordo com a comandante da Guarda Civil de Suzano, Rosemary Caxito, a solicitação de apoio por parte da polícia é reflexo dos bons resultados que a GCM e o canil suzanense têm apresentado.

Em 2020 os cães da corporação foram destaque em todo o Estado, pois a cachorra Mayla venceu o 1º Torneio de Cães de Polícia. O evento, com provas de faro e abordagem policial, contou com a participação de 30 forças de segurança pública de municípios do Rio de Janeiro e São Paulo.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança da região para promover a segurança da população. "Parcerias como essa trazem resultados extremamente positivos para a região e quem mais se beneficia com isso é a população. Suzano segue à disposição para futuras ações conjuntas, sempre com o objetivo de garantir o bem-estar dos cidadãos", concluiu.

A GCM de Suzano recebe denúncias pelo telefone (11) 4746-3297. Desde junho do ano passado, o atendimento está interligado com a Central de Segurança Integrada (CSI) para otimizar o acolhimento das ligações.