Diário Logo

Notizia Logo

GCM de Ferraz resgata animal silvestre vítima de maus-tratos

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, resgatou uma ave silvestre, um Carcará, vítima de maus-tratos. O fato ocorreu na Vila São Paulo. O morador de uma chácara do bairro entrou em contato com a Guarda Civil Municipal (GCM) para relatar o aparecimento do animal. A Guarda encontrou o […]

25 de abril de 2022

Reportagem de: O Diário

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, resgatou uma ave silvestre, um Carcará, vítima de maus-tratos. O fato ocorreu na Vila São Paulo.

O morador de uma chácara do bairro entrou em contato com a Guarda Civil Municipal (GCM) para relatar o aparecimento do animal. A Guarda encontrou o animal com as asas cortadas e bastante debilitado.

Por causa da mutilação, o Carcará foi encaminhado para o CRAS-PET, que fica no Parque Ecológico do Tietê, no qual recebeu todos os cuidados veterinários necessários.

Presente em quase todos os estados do Brasil, o Carcará é uma ave de rapina que mede entre 50 a 60 cm (da cabeça à cauda) e cerca de 123 cm de envergadura. Pode ser visto voando solitariamente ou em bandos por florestas, matas e na zona urbana.

Vale salientar que o crime de tráfico de animais silvestres está inserido no inciso III do artigo da lei, que proíbe a venda, exportação, aquisição, guarda em cativeiro ou transporte, sem a devida autorização. A pena pode variar com detenção de seis meses a um ano, e multa.

A população pode fazer denúncia anônima ou pedir auxílio da GCM pelos telefones 153, 4679-4334 ou 4677-3112.

Veja Também