Diário Logo

Notizia Logo

Galpão da Suzano deverá passar por perícia e vistoria

Até as 17h40 desta segunda-feira (26), seis viaturas do Corpo de Bombeiros continuavam atuando no rescaldo do incêndio de grandes proporções que atingiu um galpão na Central de Aparas da indústria de papel e celulose Suzano, na rua Prudente de Moraes, 4006, na Vila Santana.  Os trechos da empresa atingidos pelo fogo, que são galpões, já estão isolados, […]

26 de dezembro de 2022

Reportagem de: O Diário

Até as 17h40 desta segunda-feira (26), seis viaturas do Corpo de Bombeiros continuavam atuando no rescaldo do incêndio de grandes proporções que atingiu um galpão na Central de Aparas da indústria de papel e celulose Suzano, na rua Prudente de Moraes, 4006, na Vila Santana. 

Os trechos da empresa atingidos pelo fogo, que são galpões, já estão isolados, segundo confirmado pela Prefeitura de Suzano a O Diário nesta segunda. Agora, irão passar por perícia da Polícia Civil e por vistoria da Defesa Civil para que, na sequência, o Setor de Fiscalização de Posturas possa providenciar a documentação necessária para oficializar a interdição dos pontos que foram comprometidos, detalha a Administração.

Na atualização mais recente, os bombeiros não trazem novidades sobre o caso, que será investigado pela Suzano (veja a nota). 

A empresa também não trouxe novidades nesta segunda, além de que “as máquinas de produção de papel e celulose não foram afetadas”. 

O caso

Na véspera de Natal, após o início do sinistro, por volta das 23 horas, 60 bombeiros e 19 viaturas foram mobilizadas. Não houve vítimas. 

Segundo informações originárias do interior da fábrica, o fogo começou num galpão da central de aparas de papel, usadas para reciclagem, se espalhando rapidamente para outros produtos existentes no interior da empresa.

A grande quantidade de material altamente inflamável, como madeiras, papéis e celulose fez com que o fogo se espalhasse rapidamente, tornando difícil o seu controle por parte dos bombeiros da própria empresa, que logo passaram a receber reforço de outras unidades da corporação em toda a região.

As chamas atingiram grande altura e podiam ser vistas de longe, especialmente por quem transitava pela estrada SP-66, conhecida como Mogi-Suzano.

Em nota emitida nesta segunda-feira (26), a Prefeitura de Suzano informa que está acompanhando a ocorrência desde o último sábado (24), quando o incêndio teve início. Inclusive, a Defesa Civil segue no local dando o apoio necessário ao Corpo de Bombeiros, que continua realizando os trabalhos de rescaldo.

Confira a íntegra da nota divulgada pela empresa

“A empresa informa que, na noite de 24/12, por volta das 23h, houve um incêndio na Central de Aparas da Unidade Suzano, na cidade de Suzano (SP). Não houve feridos.

As equipes de brigadistas da empresa, do Corpo de Bombeiros e do PAM (Plano de Auxílio Mútuo) atuaram no controle das chamas e o incêndio já foi controlado.

As máquinas de produção de papel e celulose não foram afetadas.

As causas do incêndio serão alvo de investigação.”

Leia também: Fábrica de Suzano foi pioneira no uso do eucalipto para produção de celulose

Veja Também