Operação cumpre mandados de prisão temporária e de busca e apreensão contra delegado, policiais civis e militares, além de traficantes
(Foto: reprodução)
Um delegado e policiais civis e militares foram presos preventivamente nesta quinta-feira (22) durante operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Polícia Militar e das Corregedorias da Polícia Militar e da Polícia Civil. Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão temporária em endereços de Mogi das Cruzes, Guarulhos e São Paulo.
Entre os detidos está um delegado, que foi preso em Mogi e ouvido na Capital. Três policiais civis também foram detidos na cidade e dois policiais militares em São Paulo.
As identidades dos investigados não foram reveladas pelo Ministério Público de São Paulo. Entre os alvos da operação estão um delegado, três policiais civis e dois policiais militares, além de alguns integrantes desse grupo criminoso e traficantes.
Em investigação instaurada pelo MP, os promotores descobriram a "existência de um grupo criminoso que promove a extorsão de traficantes".
Em nota divulgada sobre a operação, o Gaeco afirma que o grupo, que é formado por policiais militares e civis, atua na capital e em diversas cidades da região metropolitana.
O modo de operação seria o seguinte: "Os agentes, conhecendo os pontos de venda de drogas, passam a constranger os traficantes a efetuar o pagamento de propina, sob pena de prisão. Quando há um desacerto com os traficantes, os agentes invadem os locais e subtraem, mediante violência e grave ameaça, as drogas, as armas e as quantias que localizam".
Em uma outra corrente, essa mesma "operação tem por objetivo a prisão dos indivíduos que exploram o tráfico de drogas e têm envolvimento com organização criminosa armada conhecida como Primeiro Comando da Capital".
(Matéria em atualização)
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .