Entrar
Perfil
MEDICINA ILEGAL

Falso médico é preso em flagrante em Poá

Polícia prendeu o suspeito após denúncia do proprietário da clínica onde ele atuava de forma ilegal

O Diário
19/06/2023 às 20:25.
Atualizado em 19/06/2023 às 23:43

A Polícia Civil prendeu em flagrante na manhã desta segunda-feira (19), um homem de 38 anos que se passava por médico e que prestava atendimento em uma clínica em Poá. O suspeito foi detido por falsa identidade e exercício ilegal da medicina, em uma clínica de saúde, localizado na Avenida Comendador José Rea, em Poá

Segundo informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), os policiais civis foram acionados pelo proprietário da clínica, que fez a denúncia. Ele disse aos policiais que havia recebido a documentação de um médico, o qual já havia trabalhado anteriormente e, por isso, o contratou. O suspeito é imigrante boliviano.

Porém, no início do expediente, o dono da clínica suspeitou que se tratava de um golpe, pois a aparência do indiciado, não condizia com o do médico contratado, por isso, ele decidiu acionar a Polícia Civil.

Com o indiciado, foram localizados documentos falsos, guias médicas e vários carimbos com nome de outro profissional. Os policiais prenderam o suspeito e também os instrumentos médicos, como estetoscópio, já que todos esses elementos indicam que ele estava exercendo a função de forma ilegal.

O homem confessou o crime e foi detido, permanecendo à disposição da Justiça. O caso foi registrado como exercício ilegal da medicina, uso de documento falso e falsa identidade na Delegacia de Poá.

Segundo o delegado da cidade, Eliardo Jordão, tanto o dono da clínica onde o homem atendia, como os pacientes foram lesados, porque não sabiam que o suspeito era um falso médico. 

O delegado relatou ainda ao G1 que o imigrante boliviano também apresentou aos policiais com uma xerox com a foto dele, porém, depois foi descoberto que os dados pertencem a uma outra pessoa.

O delegado comentou que, em um primeiro momento, ele manteve a versão de que era médico. “Só que de pronto, logo na sequência, tudo isso já foi desconstruído e foi tirado a limpo. Ele estava exercendo ilegalmente a profissão, a medicina. No documento que ele apresentou, a cópia, a foto era dele, porém os dados qualificativos eram de outra pessoa. E ele, no momento também, atribuiu a si outro nome, e isso também já caracteriza um outro crime. Então, ele foi preso em flagrante por três crimes, exercício ilegal da medicina, da profissão, uso de documento falso e falsidade de identidade. Foi preso pelos três crimes e vai ser submetido oportunamente à audiência de custódia”, explicou Jordão.

De acordo com o delegado, o suspeito já vinha atuando de forma ilegal no país e admitiu que realmente estava exercendo a atividade médica, mas disse que tem formação no seu país de origem.

“Confessou tranquilamente que estava mesmo, que não era a primeira vez, que já vinha nessa prática. Ele disse que estava no Brasil há mais ou menos um ano. Só que agora, nesse segundo momento da investigação, a gente vai esclarecer todos esses outros fatores. Quanto tempo já vem tendo esse tipo de atividade no Brasil, eventuais outras vítimas, eventuais outras clínicas, consultórios, enfim”, completou o delegado.

A partir de agora, o delegado alega que a Polícia vai investigar se o suspeito já atuou no município, em outras oportunidades. Ele também orienta pacientes que percebam indícios de irregularidades durante consulta médica a comunicar a Polícia e órgãos competentes.

  

  

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por