Diário Logo

Notizia Logo

Defesa de Fernanda Serme, presa em Mogi, prepara recurso contra denúncia

O advogado André Dias, que representa as proprietárias da Escola de Educação Infantil Colmeia Mágica, indiciadas em inquérito policial que investiga maus-tratos contra crianças, disse ao O Diário que a Polícia esteve 7 vezes no endereço de familiares onde Fernanda Carolina Rossi Serme foi presa preventivamente, no Alto do Ipiranga, em Mogi das Cruzes, na segunda-feira […]

26 de abril de 2022

Reportagem de: O Diário

O advogado André Dias, que representa as proprietárias da Escola de Educação Infantil Colmeia Mágica, indiciadas em inquérito policial que investiga maus-tratos contra crianças, disse ao O Diário que a Polícia esteve 7 vezes no endereço de familiares onde Fernanda Carolina Rossi Serme foi presa preventivamente, no Alto do Ipiranga, em Mogi das Cruzes, na segunda-feira (25). As proprietárias negam a responsabilidade pelos crimes averiguados.

O advogado disse considerar arbitrária a prisão que deverá ser mantida, segundo também acredita, na audiência de custódia que irá acontecer nesta terça-feira (26) em Mogi das Cruzes. “A defesa não concorda com a prisão porque não houve tentativa de impedir as investigações”, tanto que, destaca o defensor, a Polícia esteve 7 vezes no endereço dos familiares de Fernanda, anteriormente à segunda-feira, quando a prisão preventiva foi cumprida em uma residência da rua Guido Razze, no bairro do Alto do Ipiranga, em Mogi das Cruzes.

A manutenção da prisão preventiva era esperada por André Dias, que não antecipa quais medidas deverão ser adotadas a partir de agora. “Estamos estudando os meios de recorrer da prisão, como a apresentação de um habeas corpus, mas ainda estamos analisando o caso”, comentou, voltando a afirmar que as irmãs Serme nunca tiveram conhecimento sobre o que estava acontecendo no interior da escola.

Questionado sobre a responsabilidade das proprietárias da escola, e o que acontecia no interior da unidade, ele disse que a unidade era de responsabilidade das duas, mas, “elas não tinham conhecimento sobre as imagens”. Em seguida, acrescentou: “Há diferença entre ser o proprietário de uma casa, por exemplo, e mandar ou determinar alguma ação dentro da casa”,

Desde o mês passado, a Polícia investiga as imagens de crianças em situação de maus-tratos no interior da escola. Primeiro, foi decretada a prisão preventiva de Roberta, que ainda é procurada pela Polícia.

André Dias integra um grupo de advogados (entre eles, Rafael de Souza) que prepara a defesa das empresárias.

Em Mogi

Fernanda Carolina Rossi Serme foi localizada em Mogi das Cruzes e realizou exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), antes de seguir para a cadeia feminina de Itaquaquecetuba.

Os policiais cumpriram o mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão determinado pela juíza Gabriela Bertoli. A delegada Beatriz Emili Franco registrou a captura de procurado no boletim de ocorrência.

Fernanda e a irmã, Roberta Regina, são indiciadas no inquérito policial que apura maus-tratos a crianças de 1 a 6 anos na unidade de ensino particular de São Paulo. As proprietárias negam os crimes.

Ao ser questionado sobre a situação de Roberta, e uma possível apresentação à polícia, o advotado resumiu: “Qual seria a finalidade de ela se apresentar, agora?”

O caso

Um inquérito policial está em investigação na 8ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (CERCO). “Diligências seguem em andamento. Mais detalhes serão preservados para garantir autonomia ao trabalho policial”, destaca nota encaminhada a O Diário pela Secretaria de Segurança Pública.

O Tribunal de Justiça de São Paulo havia determinado a prisão preventiva de Roberta, diretora e proprietária da escola. 

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram crianças chorando e com os braços amarrados por panos e também os alunos recebendo alimentação em um banheiro da escola, que é investigada desde o último dia 10 de março, pelos crimes de maus-tratos, periclitação de vida – colocar a saúde das crianças em risco -, e submissão delas à vexame ou constrangimento por causa destes vídeos.

Veja Também