Entrar
Perfil
CPAM-12

Coronel Gomes destaca atuação de 2,8 mil policias no combate ao crime no Alto Tietê

Em resposta a leitor, comando do CPAM-12 fala sobre estratégias de segurança e os resultados da Operação Impacto

O Diário
07/02/2023 às 12:15.
Atualizado em 07/02/2023 às 12:18

Prisões em flagrante e uso do efetivo administrativo e operacional são detalhados pelo comando do CPAM-12 (Reprodução - Instagram @17bpmm.pmesp)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
CPAM-12

Coronel Gomes destaca atuação de 2,8 mil policias no combate ao crime no Alto Tietê

Em resposta a leitor, comando do CPAM-12 fala sobre estratégias de segurança e os resultados da Operação Impacto

O Diário
07/02/2023 às 12:15.
Atualizado em 07/02/2023 às 12:18

Prisões em flagrante e uso do efetivo administrativo e operacional são detalhados pelo comando do CPAM-12 (Reprodução - Instagram @17bpmm.pmesp)

Em uma resposta a carta de leitor pulbicada em O Diário, comentando sobre o emprego de novas estratégias para o combate à criminalidade e a instalação dos totens de segurança em Mogi das Cruzes, o coronel Wagner Giurne Gomes, do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (12), destaca os resultados da atuação dos batalhões da Polícia Militar nas cidades do Alto Tietê.

O coronel afirma que uma segunda fase de abordagens policiais foi iniciada no último dia 19 de janeiro, após o balanço da atuação que resultou em prisões e captura de pessoas procuradas pela Justiça no Alto Tietê no mesmo mês que marca o início da gestão do governador de Tarcísio de Freitas (Republicanos), à frente do Estado de São Paulo.

Na resposta, a autoridade destacou o trabalho desenvolvido com o emprego 2,8 mil policiais e 1.249 viaturas, que teve como resultado mais de 6,7 mil abordagens em diferentes ruas e avenidas nas cidades da região, e 26 pessoas presas em fragrante e captura de 23 indivíduos procurados pela Justiça (veja íntegra abaixo).

Na carta ao jornal, o coronel solicitou a participação da população no enfrentamento dos crimes por meio contato e ligações ao telefone 190 e a outros meios de comunicação com a PM, mediante de qualquer "subversão à ordem legal, a presença de veículos em situação de anormalidade bem como de indivíduos em atitude suspeita".

Além do telefone, outros meios de contato com a PM são o Disque PM - 0800-0555190; além do Disque Denúncia, pelo número 181, e o canal Fale Conosco PM por meio do site: www.policiamilitar.sp.gov.br (acesse aqui).

Atuação

O CPAM-12 responde pelas estragégias de segurança públicas desenvolvidas pela PM nos batalhões mantidos em Mogi das Cruzes (17º), Suzano (32º) e Itaquaquecetuba (35º) (leia reportagem).

A divisão responde pelo policiamento militar dos municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema.

Ao todo, abraça mais de 2 mil quilômetros quadrados de área, com uma população estimada em de 1,5 milhão de habitantes.

Veja a seguir a nota encaminhada a O Diário

"O artigo 'Mais segurança', enviado por uma leitora e publicada no caderno Opinião, em 29 de janeiro passado, descreve: 'O mogiano vive com medo porque os bandidos estão agindo livremente. tomara que este novo sistema sirva para possibilitar o flagrante de roubos, furtos e do vandalismo. Apesar de ser um número ainda pequeno para atender apenas dez bairros, os totens tentam dar alguma respota para a insegurança pública. Agora, nada adiantaesses olhos eletrônicos se a Polícia Militar e a Guarda Municipal seguirem com poucos homens e recursos para agir na hora certa: o que vem acontecendo no centro, com invasões seguidas a lojas, mostra que algo vai muito mal nesse setor'.

O texto abre com o comentário de notícia sobre a instalação de totens em alguns pontos da cidade para a ampliação da segurança e relata sobre insegurança por falta de policiamento em Mogi das Cruzes/SP.

Oportuno salientar que a Polícia Militar atua diuturnamente  no município e, no período de 11 a 19 de janeiro deste ano, o Comando de Policiamento de Área Metropolitano Doze desencadeou a primeira fase da "Operação Impacto", que teve a participação integral do efetivo administrativo e operacional de todos os batalhões da região, incluindo o efetivo administrativo do próprio comando.

A soma do reforço resultou no emprego de 2.829 (dois mil oitocentos e vinte nove) policiais militares e 1.249 (mil duzentas e quarenta e nove) viaturas em operação, de modo a ampliar a utilização dos recursos humanos e materiais. Assim, obtivemos neste período, 6.705 (seis mil setecentos e cinco) pessoas abordadas, 26 (vinte e seis) pessoas presas em flagrante delito, 23 (vinte e três) capturas de pessoas  procuradas pela justiça e a apreensão de 2,740 quilogramas de drogas. Destacamos que a segunda fase da operação iniciou-se em 19 de janeiro e não tem previsão para seu encerramento, sendo levado a efeito várias modalidades de policiamento e operações.

Cabe esclarecer que a população, sempre que notar qualquer situação de subversão à ordem legal, presença de veículos em situação de anormalidade, bem como de indivíduos em atitude suspeita, pode ajudar fornecendo informações por meio do telefoned de emergência 190, do Disque PM 0800-0555190 ou ligando para o Disque Denúncia 181, bem como para o canal Fale Conosco Pm, no site www.policiamilitar.sp.gov.br.

Coronel Wagner Giurni Gomes, coronel da PM, comandante do CPAM-12."

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por