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Estudantes da Etec de Mogi criam sistema de irrigação automático de baixo custo

Um projeto desenvolvido por alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes está entre os 40 trabalhos de autoria de estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico da Região Metropolitana da Grande São Paulo apresentados na Mostra Virtual de Ciências STEAM SP. O evento é realizado nesta quarta e quinta-feira (15 […]

15 de dezembro de 2021

Reportagem de: O Diário

Um projeto desenvolvido por alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes está entre os 40 trabalhos de autoria de estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico da Região Metropolitana da Grande São Paulo apresentados na Mostra Virtual de Ciências STEAM SP.

O evento é realizado nesta quarta e quinta-feira (15 e 16) e os trabalhos, apresentados por meio de vídeo, pôster e resumo, podem ser acessados por meio do site https://steamsaopaulo.febrace.org.br .

Sob a orientação do professor Daniel Freitas, os estudantes Marcos Vinícius, Johann Herrero e Vinícius Pereira, do curso ETIM (Ensino Técnico Integrado ao Médio) em Eletrônica, desenvolveram um protótipo de irrigação automática de baixo custo voltado para agricultura familiar e de subsistência, com foco na produção orgânica de hortaliças.

Composto por um módulo central de processamento, arduino e sensores de temperatura e umidade, o sistema faz o controle da bomba hídrica que realiza a irrigação através de micro aspersores.

Na configuração, o agricultor insere o tipo de produto a ser cultivado, o estágio de crescimento da hortaliça e programa os intervalos para a irrigação. No horário escolhido, o sistema avalia as condições de umidade e temperatura para verificar a necessidade ou não da irrigação.

Caso tenha chovido, por exemplo, o programa vai entender que não há necessidade. Ou, caso a temperatura esteja muito alta, a irrigação não será realizada para evitar queima de folhagem. O agricultor também recebe alertas via SMS sobre o início e fim da irrigação, assim como avisos sobre possíveis problemas.

No total, a mostra envolve 99 estudantes orientados por 44 professores que participaram do Programa STEAM SP – uma iniciativa da Fundação Internacional Siemens Stiftung em parceria com o Laboratório de Sistemas Integraveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Ao longo deste ano, esses professores receberam treinamento em práticas de educação em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), aprendizagem por projetos, e metodologia científica de orientação a estudantes em projetos investigativos.

Segundo o professor Danile Freitas, da Etec Presidente Vargas, o projeto é uma oportunidade para o desenvolvimento cognitivo para alunos e aplicação da metodologia de engenharia e científica. “Os alunos que aplicam este tipo de metodologia têm um diferencial em processos de seleção em empresas de grande porte em todo o mundo. Este tipo de prática vem crescendo no Brasil”, destaca.

O Programa STEAM SP é um dos 14 projetos sul-americanos apoiados pela Fundação Internacional Siemens Stiftung, por meio da iniciativa “STEM – Education for Innovation”. Lançada no início deste ano, a iniciativa teve também suporte do Fundo de Alívio Covid-19 da Siemens Caring Hands. Seu objetivo era apoiar propostas de ensino-aprendizagem ou soluções em educação digital que ajudassem professores e alunos diante das dificuldades do ensino a distância.
 

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