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KTM lança nova 250 SX-F 2023 produzida no Brasil

A KTM 250 SX-F 2023 é a primeira motocicleta off-road da marca austríaca produzida no Brasil. O processo de nacionalização do line-up representa uma nova fase para a KTM Brasil, que expande as operações na unidade fabril em Manaus (AM) e incrementa tanto a linha das motos de enduro como agora também as de motocross.  “Nosso objetivo é oferecer as […]

21 de agosto de 2022

Reportagem de: O Diário

A KTM 250 SX-F 2023 é a primeira motocicleta off-road da marca austríaca produzida no Brasil. O processo de nacionalização do line-up representa uma nova fase para a KTM Brasil, que expande as operações na unidade fabril em Manaus (AM) e incrementa tanto a linha das motos de enduro como agora também as de motocross. 

“Nosso objetivo é oferecer as melhores e mais desejadas motos desse mercado, alinhadas às novidades da marca no exterior”, comemora Fábio Campos, diretor da KTM Brasil. “Iniciamos a produção de motos de motocross lançando primeiro a 250 SX-F, mas outros modelos virão na sequência”, revela.

A marca escolheu o Arena Cross, tradicional competição do motociclismo, para realizar o lançamento da moto, hoje, 20 de agosto, em São Paulo. 

Novidade

Lançada há poucos meses na Europa, a 250 SX-F significa um grande salto nos padrões da competitiva classe 250 cc., com um pacote desenvolvido para oferecer a melhor performance e o fácil manuseio em qualquer nível, indiscutivelmente sem perder a tendência Ready To Race.

Com o design todo atualizado, a impressionante potência de 47cv, maior estabilidade em reta e o mais completo gerenciamento eletrônico da atualidade, a 250 SX-F 2023 “chega para enfrentar a categoria e dominá-la”, destaca a marca. 

Controle

Não importa quão acidentada seja a pista no fora de estrada ou em um circuito, o piloto estará sempre no controle total. Para isso, a KTM implementou um conjunto de atualizações que visa a centralização de massas, menor peso e o melhor efeito “anti-squat” para garantir a aplicação perfeita da potência nas saídas de curvas, enquanto pedaleiras mais centralizadas evitam o risco de prender nos sulcos mais profundos.

Hidroformado, cortado a laser e soldado por robô, o novo chassi traz um feedback excepcional. Realoca as massas para mais perto do centro de gravidade e com parâmetros de flexão longitudinal e torção calculados para absorção de energia, significa que o chassi atua como uma espécie de “amortecedor” e proporciona mais facilidade de manuseio, portanto menos fadiga na pilotagem por muitas voltas.

Sólida como uma rocha em qualquer velocidade. Isso foi possível graças à conexão da coluna de direção forjada e as mesas usinadas em alumínio de alta qualidade para fornecer maior rigidez na direção. A geometria mais precisa e o alinhamento perfeito do garfo de suspensão dianteira causam um efeito mais suave e responsivo, ou seja, mais controle e precisão para o piloto.

Para superar e vencer qualquer obstáculo, a nova suspensão dianteira WP XACT traz recurso pneumático com reservatório de ar, tubos de 48 mm e regulagens divididas. Novos garfos hidráulicos melhoram a resistência quando exigidos ao extremo e minimizam o efeito de extensão em saltos e impactos. Os protetores redesenhados dão maior proteção contra sujeira, e os anéis retentores são tão confiáveis quanto dispõem de um design incrível.

Sem fadigas e precisa na volta a volta em circuito, a suspensão traseira conta com um novo amortecedor WP XACT que produz uma consistência inigualável nas pistas e mais segurança durante os longos e exigentes treinos ou corridas. Novas vedações de baixo atrito SKF e características avançadas de amortecimento refletem em maior tração das rodas no solo com uma absorção de energia sem igual na categoria.

Outra grande novidade é que ambos os sistemas de amortecimento são ajustáveis e sem nenhuma ferramenta. Em poucos segundos o piloto pode realizar com as próprias mãos a melhor afinação para altas e baixas velocidades. Os sistemas contam com ajustes de pré-carga, bem como de compreensão e retorno de simples acesso e ajuste instantâneo.

Desempenho

Melhorada, a ergonomia evoluiu com as novas medidas do triângulo de condução (guidão, pedaleiras e assento), que geram maior contato dos joelhos às superfícies. O assento mais plano facilita os movimentos enquanto uma nova cobertura superaderente possibilita controle superior. Novos plásticos foram redesenhados para obterem o menor acúmulo de lama e barro.

Líder da categoria quando o assunto é poder, o coração mais valente da classe 250 cc. tem 47 cv de potência máxima.

Com peso total de apenas 26,11kg está projetado para corresponder conforme o manuseio, com aumento de potência caso seja o desejo do piloto nas médias e altas rotações. A altura no motor foi reduzida em 8 mm e o posicionamento rotacionado dois graus para trás, que resultaram no posicionamento do pinhão 3 cm mais baixo, as novas medidas contribuíram para a centralização de massas e o efeito anti-squat.

Solte a embreagem

Controle de largada, ativado! Por meio do Launch Control pode-se lutar por mais holeshots! De série na linha 2023, a 250 SX-F também oferece o inovador sistema Quickshifter, que proporciona ao piloto trocar as marchas sem mesmo desacelerar e encostar na embreagem. Isso significa aumentar as marchas de 2° para 5° concentrando-se apenas no que virá pela frente.

Para acionar o controle de largada basta apertar os botões “Quickshifter” e “Traction Control” ao mesmo tempo: a eletrônica irá ajustar a melhor tração, evitando o excesso ou baixa potência, assim como a perda de controle.

Garantir a máxima eficiência é a função do controle de tração e das opções entre os dois mapas de potência. De fácil acesso através de um punho de comando simples, o mapa1 oferece uma curva de potência mais linear, enquanto o mapa2 traz um golpe mais agressivo e aceleração explosiva. O controle de tração pode ser acessado pelo mesmo punho de comando e garante notória vantagem em situações lamacentas ou molhadas.

Com menos foco em ferramentas e mais na pista, a 250 SX-F foi concebida para oferecer a máxima acessibilidade aos ajustes diversos, inclusive das suspensões. Isso permite maior conforto e performance aos iniciantes ou profissionais, que buscam as alternativas a fim de obterem o melhor desempenho a bordo do novo modelo.

Agora “made in Brazil”, a previsão de chegada da nova geração da 250 SX-F às concessionárias KTM de todo o país é em setembro, com preço sugerido muito competitivo de R$ 63.490, mais frete, e garantia de três meses.

Highlights, 250 SX-F 2023:

• Motor mais potente da categoria com 47cv, menor e reposicionado.

• Chassi retrabalhado para melhor centralização de massas e efeito anti-squat.

• Nova suspensão WP XACT; desempenho e confiança em qualquer terreno.

• Ajustes de suspensão manuais.

• Ergonomia aperfeiçoada, melhor manuseio e facilidade na condução.

• Controle de tração e duas opções de mapas e potência.

• Inédito sistema Quickshiter de série; rapidez e conforto nas trocas de marcha.

• Plásticos redesenhados; menor acúmulo de terra ou lama.

• Novas pedaleiras; confiança entre os sulcos mais profundos.

• Launch Control (controle de largada) de série.

• Assento mais plano e com nova cobertura superaderente.

• Novo filtro de ar de série; proteção e performance para o motor.

• Fabricação nacional, com disponibilidade prevista para o mês de setembro.

FICHA TÉCNICA – KTM 250 SX-F

 

Partida – Elétrica.

Motor – 249,9 cm3, monocilíndrico quatro tempos.

EMS – Keihin EMS.

Diâmetro – 81,0 mm.

Curso – 48,5 mm.

Embreagem – Multidisco DS banhado a óleo, sistema hidráulico Brembo.

Velocidades – Cinco marchas.

Peso – 101 kg.

Capacidade do tanque – 7,2 L.

Freio dianteiro – Diâmetro disco 260 mm.

Freio traseiro – Diâmetro disco 220 mm.

Chassi – Tipo berço duplo central 25CrMo4.

Suspensão dianteira – Garfo invertido WP XACT 48 mm, com 310 mm de curso.

Suspensão traseira – Amortecedor WP XACT com hastes e 300 mm de curso.

Distância do solo – 343 mm.

Altura do assento – 958 mm.

Ângulo de esterço – 63,9°.

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