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Aplicativos permitem acionamento digital da PM e Bombeiros

A partir desta quarta-feira (5) há uma nova maneira de acionar os serviços da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros: pelos aplicativos “190 SP” e “Bombeiros Emergência 193”  A iniciativa permite que a população de todo o Estado tenha na palma da mão um canal disponível para solicitar o atendimento emergencial de ambas as […]

5 de janeiro de 2022

Reportagem de: O Diário

A partir desta quarta-feira (5) há uma nova maneira de acionar os serviços da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros: pelos aplicativos “190 SP” e “Bombeiros Emergência 193”  A iniciativa permite que a população de todo o Estado tenha na palma da mão um canal disponível para solicitar o atendimento emergencial de ambas as instituições. 

“O Governo de SP acaba de lançar, no início deste ano, dois novos aplicativos para que a população possa acionar a polícia e os bombeiros do celular, sem precisar realizar chamada telefônica. É mais um canal rápido e eficiente para atendimento emergencial de qualquer cidadão aqui no Estado de SP”, destacou Doria.

O Secretário da Segurança Pública em exercício, coronel Álvaro Batista Camilo, informou que o aplicativo “Bombeiros Emergência 193” já está disponível para download nos sistemas Android e IOS. O “190 SP” deverá estar disponível para download em breve.

Pra utilizar ambos os app’s, basta que os usuários façam um breve cadastro com o nome completo, telefone, e-mail e CPF. Após a validação, já será possível informar a ocorrência e confirmar a localização para uma viatura da PM ou dos Bombeiros inicie o deslocamento.

O “Bombeiros Emergência 193” contempla o atendimento de todas as modalidades de ocorrências atendidas pela instituição como incêndios, afogamentos, atropelamentos, vítimas de acidente de trânsito, engasgamento e paradas cardiorrespiratórias. 

O aplicativo “190 SP” permitirá o registro de denúncias de diferentes naturezas como violência doméstica, perturbação do sossego, alarme disparado e aglomeração, entre outras. A localização é preenchida no registro pelo usuário ou automaticamente pelo georreferenciamento, desde que ativo no aparelho utilizado.

Novas modalidades de ocorrência serão disponibilizadas a cada atualização do APP, que permitirá também, a partir de fevereiro, o envio de até duas fotos, áudios e de vídeos de até 10 segundos, como reforço do fato registrado.

“Isso gera um conforto maior ao cidadão que vai acionar a PM. Uma vítima que vai solicitar o atendimento em uma ocorrência de violência doméstica, mas não consegue falar, por exemplo, vai se sentir mais segura e consegue pedir ajuda pelo celular”, explicou o coronel Tardivo.

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