Entrar
Perfil
EDITORIAL

Vinda do Expresso Turístico a Mogi precisa ser melhor aproveitada

Com poucas vindas à Mogi, o trem de turistas começa a oferecer opções aos visitantes e isso é muito bom.

O Diário
27/10/2022 às 15:38.
Atualizado em 28/10/2022 às 07:56

Expresso Turístico reduziu as viagens até Mogi e será importante reconquistar esse meio para fomentar o turismo (Reprodução - Redes sociais)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
EDITORIAL

Vinda do Expresso Turístico a Mogi precisa ser melhor aproveitada

Com poucas vindas à Mogi, o trem de turistas começa a oferecer opções aos visitantes e isso é muito bom.

O Diário
27/10/2022 às 15:38.
Atualizado em 28/10/2022 às 07:56

Expresso Turístico reduziu as viagens até Mogi e será importante reconquistar esse meio para fomentar o turismo (Reprodução - Redes sociais)

Neste sábado (29), o "Trem das Bruxas" chegará a Mogi das Cruzes com um pacote de opção carimbado pela Coordenadoria Municipal de Turismo como aquilo que há muito vinha faltando ao comprador dos tiquetes do Expresso Turístico da CPTM - uma estrutura e um destino para tornar a vinda à cidade mais estruturado e interessante. O Trem Caipira, em abril, já foi embalado na mesma gênese. O festival Akimatsuri também se manteve atento a essa dobradinha.

O Diário e observadores mogianos dos roteiros turísticos ferroviários vinham cobrando exatamente isso - alguma cartela de opções mais específica para que o visitante não chegasse à cidade sem ter o que fazer logo após o desembarque.

Diferente de Paranapiacaba, o grande sucesso do Expresso Turístico da CPTM, que fica na bucólica vila inglesa e onde as atrações estão próximas do visitante, em Mogi das Cruzes, que engatinha na busca de visibilidade deste segmento, fica distante da linha do trem a maioria das atrações como os roteiros rural (formado por propriedades belíssimas que oferecem passeio de um dia em locais como Cocuera), religioso (Igrejas do Carmo, capelas centenárias), cultural (Casarão do Chá, Mercadão). Isso, para citar alguns.

A falta de uma estrutura para o transporte do turista a esses pontos vinha fazendo uma propaganda reversa do Expresso Turístico nas vindas a Mogi - esse filão é grandioso, porém a escapada do estresse da capital durante um dia requer estrutura e um serviço receptivo adequado e diferenciado. O trem chega por volta das 10 horas e retorna para a Luz no final do dia.

Iniciativas estão sendo empreendidas com o aval da Coordenadoria Municipal de Turismo, nestes últimos passeios, visam conquistar quem está chegando no trem dos turistas.

Neste sábado, o "Trem das Bruxas" pega carona no sucesso do Halooween e no Dia Nacional Saci - sim, dia 31 é o dia dele, o personagem do folclore brasileiro que merece ser melhor divulgado e reverenciado. E, o melhor, pega carona, com um programa casado a um passeio em uma propriedade rural do distrito de Jundiapeba, onde os visitantes poderão participar de uma feira mística e de barracas de produtos orgânicos cultivados pelos representantes da organização Nova Ordem Mundial, fundada há 25 anos.

No trajeto entre a Estação Luz e Mogi das Cruzes, quem comprar o passeio ouvirá músicas e cantigas relacionadas aos dois personagens - as bruxas e o Saci; além de contação de histórias.

Se vai durar, o tempo dirá. Mas, essa iniciativa de "sacudir" o projeto com uma recepção guiada ao visitante pode ser o diferencial para que o Expresso Turístico - que começou vindo a Mogi a casa 15 dias e se tornou quadrimestral, justamente pela falta de púlbico - volte a exercer aquilo que se propõe. Ou seja, estimular o turismo em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. 

Não apenas o setor turístico, mas a economia da cidade, como um todo, têm a ganhar. As projeções para o turismo de final de semana são otimistas após o encarceramento forçado pela pandemia, desde 2020.

A Coordenadoria Municipal de Turismo e os empreendedores que têm se irmado em associações a favor dos roteiros rurais acertam ao cuidar bem do turista da cidade.

Por outra mão, é necessário voltar os entendimentos entre a Prefeitura e o Governo do Estado para que esse trem chegue mais vezes à cidade.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por