Entrar
Perfil
EDITORIAL

Mogi Bertioga: 40 anos do caminho à praia

Rodovia Mogi-Bertioga completa 40 anos da inauguração que legou aos mogianos a proximidade com a areia da praia e uniu de vez a cidade ao litoral norte

O Diário
14/05/2022 às 07:33.
Atualizado em 14/05/2022 às 07:33

(Arquivo O Diário)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
EDITORIAL

Mogi Bertioga: 40 anos do caminho à praia

Rodovia Mogi-Bertioga completa 40 anos da inauguração que legou aos mogianos a proximidade com a areia da praia e uniu de vez a cidade ao litoral norte

O Diário
14/05/2022 às 07:33.
Atualizado em 14/05/2022 às 07:33

(Arquivo O Diário)

A conexão histórica e cultural entre Mogi das Cruzes e Bertioga se dá pela proximidade geográfica das duas cidades, uma quatrocentona e a outra, bem mais jovem, transformada em município na década de 1990, muito por força política de famílias e lideranças mogianas que possuíam casas e interesses no litoral. As duas cidades estão atadas pela distribuição territorial das serras do Mar e do Itapeti, ambas filhas da mesma rica e peculiar floresta da Mata Atlântica. Mas, foi a efeméride desta sexta-feira, 13, os 40 anos da inauguração da rodovia Mogi-Bertioga que uniu, de vez, as duas unidades administrativas.

Os caminhos antigos entre essas duas partes de um ecossistema ameaçado de extinção por força de fatores comuns como o aquecimento da terra e dos oceanos e a ocupação urbana da Região Metropolitana e do Litoral, foram abertos pelos povos primários e depois explorados por estrangeiros e os descendentes entre eles e os negros, surgidos da convivência entre os ocupantes desse chão comum.

Em meados do século passado, o uso desses trilhos para se chegar ao litoral era conhecido das famílias mogianas.  Foi a partir da década de 1970 que o sonho de se abrir uma estrada, de fato, para unir Mogi a Bertioga, começou para valer e com a desconfiança de quem sabia as dificuldades desse intento pelas condições da rota acidentada, entre rochas, rios e desníveis.

Relembrar essa história, quando a rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro, a Mogi-Bertioga aniversaria mexe com a memória, sobretudo dos que acompanharam a epopeia lançada pelo prefeito Waldemar Costa Filho e realizada por técnicos como o engenheiro Jamil Hallage e os trabalhadores de uma obra pioneira, complexa e grandiosa. Quando se conhece detalhes do aparato e das condições para a abertura dos 50 quilômetros do caminho entre Mogi e a praia, mesmo desafetos de Costa Filho se rendem à ousadia do administrador. Anote, essa obra começa nos anos 1970 quando o porte financeiro e técnico da prefeitura estava a anos-luz do que Mogi das Cruzes possui hoje.

Desde 1982, a rota litorânea recebeu milhares de usuários, em meio a perrengues. Entre eles, a incapacidade estrutural e física para dar fluxo a tanto carro em dias de alta temporada e patologias naturais ocasionadas após o impacto ambiental sofrido por esse ecossistema, como os escorregamentos de terra, pedras e árvores em períodos de chuva intensa.
Acidentes terríveis marcam essa trajetória. Assim como obras de melhorias, como o alargamento de trechos, que cuidam tentam melhorar a segurança e o conforto da viagem. A estrada belíssima que corta a extraordinária paisagem da serra tem seus encantos - o de aproximar o mogiano da beira do mar, em coisa de uma hora, dependendo do trânsito, é um deles. O desenvolvimento econômico dos bairros vizinhos à estrada é destaque nesse filme.

A Mogi-Bertioga é exemplo acabado dos erros surgidos quando se fia apenas na visão maniqueísta de um fato, uma pessoa ou uma situação. Um conceito, infelizmente, muito presente com o tensionamento das divisões política e ideológica. E que, na análise desse aniversário, nos coloca de frente aos prós e os contras desse caminho que lega, ao mogiano, o status de ter quase um “quintal” praiano. Que o digam os brasileiros que viajam quilômetros para ouvir as ondas do mar.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
Copyright © - 2022 - O Diário de MogiÉ proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuído por