Acerta Suzano e podem acertar outras cidades que seguirem o exemplo para antecipar a vacina aos bebês
Suzano abriu um cadastro para os pais interessados de imunizar os filhos na "xepa" da vacina (Divulgação/Secop/Glaucia Paulino)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Acerta Suzano e podem acertar outras cidades que seguirem o exemplo para antecipar a vacina aos bebês
Suzano abriu um cadastro para os pais interessados de imunizar os filhos na "xepa" da vacina (Divulgação/Secop/Glaucia Paulino)
A pouca procura pela vacina destinada a bebês de seis meses a dois anos com comorbidade, nesse primeiro momento, fez crescer a preocupação e a espera de pais, sobretudo os que defendem a importância da imunização para prevenir a Covid-19 no público infantil.
Por motivos que precisam ser melhor monitorados e explicados, postos de saúde e prefeituras verificam uma baixa adesão de pais nesta etapa da vacina à população infantil mais nova.
O problema é que sem o público alvo (imunossuprimidos ou com outras patoligas) para receber a vacina, o risco de se desperdiçar as doses é altíssimo porque atualmente apenas as crianças com comorbidades estão sendo assistidas.
Os pais que gostariam de ver a fila andar mais depressa para proteger os filhos saudáveis, mas também vulneráveis às variantes do vírus coronavírus, sabem que terão de esperar mais tempo para o acesso ao imunizante. Infelizmente, mesmo para outras faixas etárias em busca do reforço, não existe vacina para todos.
Na capital paulista, essa baixa procura fez nascer movimentos que miram acelerar o andamento do atendimento nos postos de saúde. Voluntariamente, por meio de redes sociais, mães estão à procura de outras mães que tenham filho em condições de receber a vacina e residem na mesma região, porém, por algum motivo não estão fazendo isso. É a sociedade cumprindo um papel que deveria ser do governo para atenuar mais essa espera.
Nesta semana, a Prefeitura de Suzano foi uma das primeiras, entre as cidades do Alto Tietê, a criar o cadastro para a xepa da vacina - um sistema que permite, ainda que a conta-gotas, acelerar o atendimento aos interessados em antecipar a imunização aos filhos menores.
A "xepa" permite ainda o controle da vacinação porque evita que unidades da vacina abertas, mas sem a utilização de todas as doses, possam atender quem está preocupado com a demora do atendimento a todos os bebês - com ou sem comorbidades.
Suzano dá exemplo positivo ao, mesmo entre tantos outros desafios, como aumentar a cobertura da população que ainda não terminou o reforço da imunização, desenvolver uma estratégia para melhor utilizar as doses já liberadas pelo governo do Estado e, inclusive, combater o desperdício.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .