Conforme divulgado por O Diário na edição do último dia 3, a nova corrida à Câmara tem 584 concorrentes. Uma verdadeira São Silvestre em busca das tão cobiçadas cadeiras do Legislativo mogiano. Mais uma vez, um elevadíssimo número de candidatos com pretensão de ocupar os espaços que serão brevemente deixados por um número excessivo de vereadores. O senhor Rinaldo Sadao Sakai (PL), presidente da nossa Casa Legislativa há quase dois anos, e contrário a uma urgente e necessária redução no número de parlamentares, perdeu a grande chance de fazer com que houvesse considerável economia para o município. Como se sabe, o custo anual com cada vereador, ultrapassa a casa de R$ 1,2 milhão.

Conforme já se demonstrou fartamente neste mesmo jornal, Mogi das Cruzes não precisa de 23 vereadores. Basta fazer uma comparação com a cidade de São Paulo, a oitava mais populosa do planeta, cuja Câmara tem 55 vereadores. Enfim, “agora é tarde, Inês é morta”. Pelos próximos quatro anos, teremos que continuar sustentando, desnecessariamente, 23 vereadores, e torcendo para que não haja corrupção no meio do caminho.

Quanto aos 584 candidatos que participarão da corrida ao Legislativo, é preciso dizer que a grande maioria mal sabe quais são os reais deveres de um vereador. Muitos tentam a sorte, não com o objetivo de trabalhar pelo bem comum, mas para garantir uma estabilidade de quatro longos anos, com salário de mais de doze mil reais, carro à disposição, uma penca de assessores e muitas outras mordomias.

Não é à toa que temos na Câmara vereadores com muitos mandatos sucessivos, chegando a ultrapassar trinta anos ou mais. Infelizmente, chega-se à triste conclusão de que vereança, para muitos, é como se fosse a galinha dos ovos de ouro. Em novembro próximo, é preciso refletir muito sobre tudo isso, antes de digitar os números na urna. É bom também lembrar que quatro anos é muito tempo de espera para tentar corrigir escolhas mal feitas. E não custa lembrar: vereança não é profissão.

Paulo Sergio da Silva Pimentel é leitor de O Diário

paulospimentel@yahoo.com.br