Entrar
Perfil
ARTIGO

Sebrae - presença que transforma o futuro

"Agimos focados em transformar realidades. Foram mais de 5 milhões de atendimentos realizados, sendo que 3,8 milhões pela via digital"

Tirso Meirelles
11/01/2022 às 07:29.
Atualizado em 11/01/2022 às 07:29

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
ARTIGO

Sebrae - presença que transforma o futuro

"Agimos focados em transformar realidades. Foram mais de 5 milhões de atendimentos realizados, sendo que 3,8 milhões pela via digital"

Tirso Meirelles
11/01/2022 às 07:29.
Atualizado em 11/01/2022 às 07:29

Em 2021, outro ano extremamente desafiador, o Sebrae-SP optou por incorporar o enorme contingente de pequenos negócios - 5 milhões - ao novo cenário de oportunidades que surgiram com a pandemia. Afinal, era preciso garantir a solidez desses empreendimentos para que cumprissem seu importante papel social. Foram eles os grandes responsáveis pela criação de novos postos de trabalho (em média, 70%) no ano passado.

Agimos focados em transformar realidades. Foram mais de 5 milhões de atendimentos realizados, sendo que 3,8 milhões pela via digital. Em pesquisa junto aos empresários atendidos, 89% relataram manutenção ou aumento no faturamento, 98% incorporaram práticas inovadoras e 60,5% informaram manutenção ou redução nos custos. Dentre esses atendimentos estão os mais de 463 mil empreendedores capacitados pelo programa Empreenda Rápido, totalmente focado na inclusão produtiva; assim como os milhares de empresários atendidos nos 150 projetos de desenvolvimento local (PDLs), implantados com respeito à vocação regional.

Ser sinônimo de presença foi possível com a total integração de esforços e recursos dos parceiros municipais e estaduais.   Em 2021, inauguramos 128 postos Sebrae Aqui, totalizando 362 unidades em atividade, com cobertura a 90% dos pequenos negócios.

A transformação digital do Sebrae-SP garantiu outros saltos significativos. Exemplo foi a Feira do Empreendedor 2021, o maior evento digital de empreendedorismo do mundo. Em cinco dias, foram quase 200 mil atendimentos a 50,5 mil clientes distintos que acessaram a plataforma inédita Sebrae Experience e geraram negócios futuros na ordem de R$ 150 milhões. 

Aprovamos ainda investimentos de R$ 350 milhões a serem aplicados até 2024 em programas e soluções que alavanquem e promovam comercialmente tecnologias que estão sendo produzidas nos centros tecnológicos paulistas. Este recurso vai permitir, por exemplo, consolidar o apoio as 1,4 mil startups já apoiadas pelo Sebrae-SP em 120 municípios. Um hub poderoso de 25 parceiros sendo formando para implementar todas estas ações.

O ciclo de apoio se completa com o apoio à cultura empreendedora. Remodelamos o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que atendeu 460 mil alunos das redes pública e privada, e nacionalizamos a Faculdade Sebrae. Em parceria com Sebrae Nacional e o Ministério da Educação e Cultura (MEC), na faculdade serão capacitados, até 2023, quase 600 mil professores da rede pública de ensino de todo Brasil, em temas focados na cultura empreendedora.

Neste ano, quando Sebrae completa 50 anos de apoio ao pequeno negócio, vamos continuar sendo presença que transforma, levando aos empreendedores ações de alto impacto. Esse é o legado do Sebrae presente.

Tirso Meirelles é presidente do Sebrae-SP

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
Copyright © - 2022 - O Diário de MogiÉ proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuído por