Entrar
Perfil
ARTIGO

São Paulo São Libras quebra barreiras

'SP tem 470 mil pessoas com deficiência auditiva em 645 municípios e disponibilizou plataforma online de Libras a servidores públicos'

Por Marcos da Costa
11/11/2023 às 08:16.
Atualizado em 11/11/2023 às 08:16

o Governo de São Paulo deu mais um passo em direção à inclusão e quebrou paradigmas para a comunidade surda ao lançar o programa São Paulo São Libras (Imagem: Divulgação)

Em um cenário global cada vez mais permeado pela tecnologia e uma crescente preocupação com a acessibilidade comunicacional, o Governo de São Paulo deu mais um passo em direção à inclusão e quebrou paradigmas para a comunidade surda ao lançar o programa São Paulo São Libras.

Em um território que abriga uma população de cerca de 470 mil pessoas com deficiência auditiva distribuídas pelos 645 municípios do Estado, a iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência possibilita que intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, sejam acionados por servidores de órgãos públicos estaduais por meio de uma plataforma online. 

Na prática, o intérprete faz a intermediação do atendimento em tempo real, se comunicando em Libras com a pessoa surda e em português com o servidor, possibilitando que todos compreendam o que está sendo dito. O objetivo é atender com eficácia o cidadão surdo.

A assistência ocorre por meio de uma Central de Interpretação de Libras que funciona em tempo integral, com uma equipe de aproximadamente cem intérpretes de Libras habilitados e com experiência na interpretação simultânea da Libras para o português, e vice-versa.

O São Paulo São Libras já está disponível nas cerca de 4 mil delegacias do Estado que prestam atendimento ao público e será implementado, de forma gradativa em todos os demais órgãos públicos estaduais, promovendo o respeito, a dignidade e, sobretudo, o acesso das pessoas surdas aos serviços públicos. 

A importância da iniciativa se comprova quando imaginamos uma pessoa surda em uma delegacia tentando explicar, em Libras, alguma violência que tenha sofrido para atendentes que não dominam a Língua de Sinais; ou até mesmo no hospital, precisando indicar quais dores sente para que a equipe de saúde dê início ao diagnóstico e tratamento. Para muitos, a Libras é a única forma de comunicação e grande parte da população não sabe o básico do idioma. E é neste momento que um intérprete do programa precisa ser acionado.

Sob a liderança do governador Tarcísio de Freitas, São Paulo tem orquestrado uma sinfonia de esforços na promoção de políticas públicas inclusivas, reafirmando seu compromisso inabalável com a celebração da diversidade e a consecução da igualdade. Com convicção de que trilhamos o caminho adequado, seguimos unidos nessa nobre missão de moldar um Estado mais acolhedor, onde cada cidadão possa encontrar seu lugar de direito.

Marcos da Costa é secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por