Entrar
Perfil
OPINIÃO

PIX esmola

A praticidade do PIX produziu efeitos com a inclusão bancária de muita gente, mesmo sem saldo em sua conta, facilitando o recebimento de pequenos trabalhos e vendas.

23/04/2022 às 08:16.
Atualizado em 24/04/2022 às 08:30

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
OPINIÃO

PIX esmola

A praticidade do PIX produziu efeitos com a inclusão bancária de muita gente, mesmo sem saldo em sua conta, facilitando o recebimento de pequenos trabalhos e vendas.

23/04/2022 às 08:16.
Atualizado em 24/04/2022 às 08:30

Podemos considerar que o PIX instituído pelo Banco Central do Brasil é um meio depagamento instantâneo e de transferências entre contas bancárias que veio para ficar.  A velocidade das transações por ele efetuadas caiu no gosto popular. Prático e rápido pode-se inclusive pagar alguns tributos por meio dele.

Com a grande quantidade de aplicativos nos celulares e sendo o PIX uma ferramenta associada às contas bancárias, a incidência de roubos visando esta facilidade eletrônica trouxe a insegurançacomo um problema reflexo, violência sobre a qual tive oportunidade de escrever em artigo anterior. 

A praticidade do PIX produziu efeitos com a inclusão bancária de muita gente, mesmo sem saldo em sua conta, facilitando o recebimentode pequenos trabalhos e vendas.  Mas não é só de valores do trabalho que se movimenta o PIX, e a criatividade brasileira sempre aparece.

Nesta última semana enquanto eu aguardava o horário de um compromisso dentro do carro estacionado, aproximou-se um casal e três filhos com uma conversa de que vieram a Mogi das Cruzes para atendimento médico, mas sendo de outra cidade não tinham dinheiro para voltar para casa, e no caso, se eu podia colaborar.

Bem, com alguns trocados ofertei o que tinha, e qual não foi meu espanto quando o homem que carregava um bebê no colo vendo que de fato eram alguns trocados, disse-me que ele tinha PIX, que eu podia doar dinheiro através dele.

Caracterizou-se para mim, naquele momento, o PIX esmola, a ajuda eletrônica de rua em nosso cotidiano.  Evidente que a situação causou estranheza, afinal, se o cidadão que pediu-me dinheiro tinha um celular e PIX próprio, a tal necessidade ficou sob suspeita.  Ajudei com o que tinha disponível, mas ficou no ar a audácia do pedido de esmola eletrônica. 

Enfim, o fato descrito desperta a já antiga questão das desigualdades sociais e do aumento do número de pessoas pedindo dinheiro nas ruas.  A inclusão social, o desenvolvimento de políticas públicas que permitam atendimento de pessoas em situação de rua e a identificação e prevenção também contra a malandragem são pontos que demandam constante vigilância do poder público.

O PIX nos aplicativos bancários dos celulares virou alvo de marginais, tornou-se um grande foco de problemas estacriminalidade instantânea que ocorre em todos os lugares, e agora também devemos ficar atentos à esperteza eletrônica de alguns com o tal PIX esmola.  Cada uma ...

Laerte Silva é advogado  

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
Copyright © - 2022 - O Diário de MogiÉ proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuído por