Entrar
Perfil
Artigo

CPF x CNPJ; Lula ou Bolsonaro?

O CNPJ sem o CPF é uma carroça sem roda e o CPF sem o CNPJ uma roda sem carroça.

João Anatalino Rodrigues
25/07/2022 às 10:43.
Atualizado em 25/07/2022 às 10:43

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
Artigo

CPF x CNPJ; Lula ou Bolsonaro?

O CNPJ sem o CPF é uma carroça sem roda e o CPF sem o CNPJ uma roda sem carroça.

João Anatalino Rodrigues
25/07/2022 às 10:43.
Atualizado em 25/07/2022 às 10:43

A única coisa no mundo que merece nossa fascinação de verdade é a vida. Deus a construiu com suas próprias armas de defesa. Por mais que nossa insensatez invente armas cada vez mais poderosas para destruí-la, ela sempre se defenderá e sobreviverá, malgrado os ataques mais cruéis, mais devastadores que contra ela sejam dirigidos, seja por quem for. Até por nós mesmos. Ela é realmente fascinante. Ela é, ao mesmo tempo, a mais simples das estruturas que Deus pôs no mundo e também a mais complexa. É tão simples que todo o seu conteúdo físico e intelectual cabe numa minúscula célula, o zigoto. E tão complexa que até hoje sua estrutura não foi mapeada a contento, malgrado todo o avanço da ciência humana.

Por outro lado, no atual estágio da sociedade seria possível a vida humana sem uma economia próspera? Como um contingente de quase oito bilhões de pessoas poderia sobreviver sem uma organização social e dentro desta a produção de alimentos e outros bens em grande escala? Essa questão se parece com aquela do copo de água enchido até o meio. Uns veem o copo meio cheio, outros o copo meio vazio. Ambos estão certos e errados. O CNPJ sem o CPF é uma carroça sem roda e o CPF sem o CNPJ uma roda sem carroça. 
Petistas e bolsonaristas estão no mesmo plano. Bolsonaro precisa calar seu ego de ditador e Lula seu discurso de sindicalista retrógado. Governadores, senadores e deputados têm que trabalhar mais pelo povo que os elege do que para os lobbies que os financiam. Lula e os petistas precisam entender que Marx já morreu e o Estado provedor é um monstrengo que devora suas próprias entranhas. E Bolsonaro tem que entender que a ditadura militar já acabou e a nação brasileira não aceitará um novo golpe.
Está faltando inteligência e principalmente humildade aos nossos políticos. Isso sempre acontece quando é o ego que fala. Ele sempre cala a razão. Se todos os nossos atores políticos estivessem, de fato, interessados em encontrar soluções para a crise atual, ao invés de aproveitá-la para conquistar poder político e credenciar-se para as próximas eleições, certamente eles as encontrariam. Deus deu inteligência ao homem para botar ordem no caos. Mas os nossos políticos estão fazendo exatamente o contrário. Estão criando mais caos.

Querelas partidárias e batalhas ideológicas são a única coisa que não precisamos neste momento. Aos bolsonaristas e petistas só podemos dizer o seguinte: não tem santo nessa procissão de horrores que estamos assistindo.

Só megalomaníacos ávidos de poder nos andores e um bando de cegos de um lado e de outro fazendo claque. E quando ela passar, ganhe quem ganhar, o que ficará será a miséria e a decepção para uns e para outros. 

João Anatalino Rodrigues é escritor, advogado e preside a Apae de Mogi das Cruzes

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por