Quem não levar máscaras não poderá entrar no local de prova e perderá o exame, caso não consiga alguma. Veja outras orientações.
Aqueles que se sentirem mal poderão fazer a prova em outra data (Valter Campanato - Agência Brasil)
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (17) e faltando somente algumas horas para a abertura dos portões dos 16 locais de prova em Mogi das Cruzes para os estudantes, vão aqui algumas dicas de bons hábitos para o momento que antecede ao exame. Vale reavaliar principalmente as regras e procedimentos de prevenção à Covid-19, a serem adotados durante as provas.
O Diário traz respostas para perguntas relativas ao Enem, seus preparativos e provas:
O que fazer se o aluno se sentir mal a poucas horas do exame?
O candidato não deve ir fazer a prova e nem se encontrar com ninguém. O Inep reforça essa orientação e diz que essas pessoas terão o direito de pedir para fazer o Enem em outra data.
Para isso, é preciso procurar um serviço de saúde e pedir um laudo, que deve ser legível e atestar a doença. O candidato, então, precisa tirar uma foto deste laudo ou escaneá-lo para anexá-lo na Página do Participante (www.enem.inep.gov.br/participante). Não é necessário um teste específico de Covid-19, basta o laudo médico com o nome completo do participante, diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença, além da assinatura e da identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina.
Somente os infectados por covid-19 podem pedir a reaplicação da prova?
Não. Quem estiver com coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela tem o mesmo direito.
Quando deverá ser reaplicada a prova para os que ficaram doentes?
A reaplicação será nos dias 23 e 24 de fevereiro.
O que o estudante precisará levar para o exame deste domingo?
Quem for realizar a prova do Enem deve preparar uma lista com tudo que você vai precisar, como caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente (só pode ser essa), máscaras, lanche, álcool gel, água e um documento de identificação com foto (pode ser carteira de identidade ou de motorista, por exemplo). O cartão de confirmação, impresso ou no aplicativo, é importante para saber seu local de prova, mas não é obrigatório.
O estudante deve ficar atento, principalmente, ao que ele não poderá levar, como óculos escuros e artigos de chapelaria (como bonés ou gorros), caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações, protetor auricular, celular, relógio de qualquer tipo, e quaisquer dispositivos eletrônicos.
Que medidas de prevenção à covid-19 serão tomadas durante a prova?
O Inep diz que haverá distanciamento dentro das salas e uso de máscara obrigatório. Além disso, será possível denunciar candidatos que não respeitarem as regras sanitárias contra a Covid-19. Haverá fiscais, chefes de sala e coordenadores nos locais de prova para, entre outras funções, fiscalizar. Quem não usar a máscara adequadamente será eliminado.
O aluno estará autorizado a trocar de máscara durante a prova?
Sim. O candidato pode levar mais de uma máscara e trocá-la. A indicação é levar várias máscaras e trocá-las a cada duas horas. O candidato também está liberado a retirar a máscara para comer e beber dentro da sala, mas deve recolocá-la imediatamente.
Quem não levar máscaras não poderá entrar no local de prova e perderá o exame, caso não consiga alguma.
Além disso, para entrar na sala, é preciso se identificar tirando a máscara e entregando um documento com foto. O Inep recomenda tirar a máscara sem tocar na parte frontal, e depois higienizar as mãos com álcool em gel que o aluno pode levar ou pegar com o fiscal.
Qual será o horário para chegar ao local de prova?
Os portões dos locais de aplicação deverão abrir às 11h30 e se fechar pontualmente às 13 horas. A prova começa às 13h30. O aluno não deve chegar em cima da hora, mas também deve evitar aglomerações.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .