O cidadão que entra no site da Prefeitura, nesta manhã de sábado, 3, já pode se cadastrar na plataforma "Clique Vacina", que permitirá a alimentação do sistema para a oferta da vacinação com hora e data marcada pela Prefeitura. Pessoas com 68 anos ou mais que se cadastraram no início da manhã, já recebiam a confirmação do horário e local para a vacinação na segunda-feira.

O processo é novidade e poderá ser usado em outras campanhas de vacinação, como a da gripe, marcada para ter início nos próximos dias.

Reclamações e a espera durante horas pela vacinação levaram à reorganização do sistema, que também foi alvo de uma denúncia no Ministério Público. O problema era o atendimento demorado a um público formado por idosos, muitos deles, com dificuldades de saúde, o que tornava a espera cansativa, inadequada e desconfortável.

O agendamento, garante o governo municipal, é simples: No portal da Prefeitura (mogidascruzes.sp.gov.br) haverá um banner, logo na página inicial, do Clique Vacina.. Ao clicar o local, o usuário é levado a um página específica, que recolhe informações como o número do CPF (Cadastro da Pessoa Física).

Nas telas seguintes, ele preenche seus dados pessoais, como o CPF, nome e endereço, além do e-mail e o número de celular. Com o cadastro concluído, a pessoa escolhe o local onde quer ser vacinada, seja uma unidade de saúde ou um ponto de drive-thru. Depois, é só escolher o horário e um comprovante será enviado por e-mail. A confirmação também pode ser recebida pelo WhatsApp. 

Agora pela manhã, O Diário testou o mecanismo e não encontrou morosidade para acessar o "Clique Vacina" e concluir o cadastro. Os primeiros cadastrados já recebiam uma senha, e recebiam a informação do dia e horário de vacinação, assim como um pedido de confirmação da marcação do horário.

Após esse procedimento, o usuário poderá consultar seu agendamento no próprio portal da prefeitura - inclusive, haverá uma ferramenta para que estas informações sejam verificadas por meio do aplicativo WhatsApp também. No dia agendado, é importante que a pessoa chegue no local da vacinação com 10 ou 15 minutos de antecedência, sem a necessidade de filas ou aglomerações. 

O ideal é que filhos e netos ajudem os idosos que possuem dificuldade para acessar e manejar a internet. 

"Este sistema online para o agendamento de vacinação foi completamente desenvolvido pela equipe de tecnologia da prefeitura, com o auxílio da Secretaria Municipal da Saúde. O uso de ferramentas digitais, com acesso facilitado à população, é uma das diretrizes da gestão municipal, além da integração entre as secretarias para oferecer serviços cada vez mais eficientes aos munícipes," explicou o prefeito Caio Cunha.

O Clique Vacina deverá será usado para outras campanhas de vacinação, tornando-se uma ferramenta permanente para o município de Mogi das Cruzes. Lembrando que a vacina contra a gripe é programada pelo governo federal para ter início no próximo dia 12. Mas, detalhes dessa outra campanha, ainda não estão sendo amplamente divulgados.