A Prefeitura de Mogi das Cruzes recuou e suspendeu o início da imunização de idosos com 78 anos e 77 anos, que vinha sendo divulgada nos canais oficiais para esta quinta-feira (4) e sexta-feira (5). A justificativa é o "término das vacinas". 

"Os lotes encaminhadas pelo Governo do Estado não contemplam a totalidade as faixas etárias", informa a Secretaria Municipal de Saúde. 

Com longas filas e aglomerações, a Prefeitura iniciou na última segunda-feira a vacinação de idosos com 80 anos ou mais, e nesta quarta-feira (3) vacinou pessoas com 79 anos. A falta de organização no esquema de imunização foi motivo de representação no Ministério Público pelo  Conselho Municipal do Idoso.

Segundo a vice-presidente do conselho, Juraci Fernandes, a promotoria aceitou o requerimento ainda na noite desta terça-feira (2), entrou em contato com um representante da prefeitura e solicitou que o conselho acompanhasse a situação. 

“É importante ressaltarmos que todas as doses são enviadas com destino certo pelo Estado. Isso significa que não podemos usar primeiras doses para aplicar segundas doses e nem o contrário”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, em nota divulgada à imprensa.  

Segundo a Prefeitura, Mogi das Cruzes conta apenas com lotes destinados para aplicação de segundas doses em pessoas com 90 anos ou mais e trabalhadores da Saúde de todas as idades. Até o momento, ainda não chegaram segundas doses para idosos com idade entre 85 e 89 anos e nem vacinas para outras faixas etárias em primeiras doses.

 

Como será a segunda dose?

A segunda dose para idosos com 90 anos ou mais e trabalhadores da saúde será aplicada neste final de semana. Além do sábado (6), a Prefeitura de Mogi decidiu realizar o esquema de drive thru também no domingo (7), no Pró-Hiper, no Mogilar, e no Posto de Saúde de Jundiapeba, ampliando o atendimento à população. O atendimento será das 8 às 15 horas.

O aumento nos postos de atendimento é uma forma encontrada para evitar os problemas no primeiro drive-thru da vacinação na cidade, que também foi marcado por longas filas e esperas. 

Para o sábado (6), a Secretaria Municipal de Saúde prepara dois pontos de drive thru para atendimento exclusivo aos idosos (Pró-Hiper do Mogilar e UBS Jundiapeba) e 10 unidades de saúde abertas para atendimento dos profissionais de saúde vacinados entre os dias 6 e 12 de fevereiro. São elas: Alto do Ipiranga, Braz Cubas, Jardim Camila, Ponte Grande, Santa Tereza, Vila Natal, Vila Suíssa, Pró-Mulher, USF Toyama e USF Jardim Aeroporto 2. 

No domingo (7), serão realizados apenas os dois drive thrus, no Pró-Hiper e em Jundiapeba, com atendimento direcionado para profissionais de saúde que tomaram a primeira dose na cidade. Para tomar a segunda dose, os documentos obrigatórios são CPF, RG e comprovante da vacinação em primeira dose. Em caso de perda do comprovante, o paciente pode imprimir a segunda via no aplicativo “Poupatempo Digital”, pois não será atendido sem comprovante. 

Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato pelo SIS 160 ou no 4798-6701.

LEIA TAMBÉM: Em coletiva de imprensa, Caio Cunha detalha a fase vermelha em Mogi

Mesmo em fase vermelha, lojas são flagradas abertas em Mogi