Entrar
Perfil
LIMPEZA PÚBLICA

Cata-Tranqueira atende os bairros como Parque Morumbi e Rodeio

Serviço de limpeza pública recolhe objetos como móveis todos os sábados, a partir da 7 horas, e também passou a contar com o Cata-Pneus

O Diário
02/04/2021 às 08:48.
Atualizado em 02/04/2021 às 08:49

Servidores municipais retiram objetos que não devem ser descartados no lixo comum (Arquivo / O Diário)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
LIMPEZA PÚBLICA

Cata-Tranqueira atende os bairros como Parque Morumbi e Rodeio

Serviço de limpeza pública recolhe objetos como móveis todos os sábados, a partir da 7 horas, e também passou a contar com o Cata-Pneus

O Diário
02/04/2021 às 08:48.
Atualizado em 02/04/2021 às 08:49

Servidores municipais retiram objetos que não devem ser descartados no lixo comum (Arquivo / O Diário)

As Operações Cata-Tranqueira e Cata-Pneus serão realizadas neste sábado, a partir das 7 hora, em bairros de Mogi das Cruzes. A primeira delas vai atender as ruas do Conjunto São Sebastião, Parque Morumbi e Caminho do Mar. Já a segunda atuará no Rodeio, Jardim Maricá, Mogilar, Vila Nova Mogilar e Vila Oroxó. 

O mutirão de limpeza pública é realizado todos os sábados, com o objetivo de manter os bairros da cidade em boas condições. A iniciativa não interfere na atuação diária das equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que se dedicam ao atendimento de demandas diversas registradas pela população e também a ações de combate à disseminação do novo coronavírus. A ação faz parte da força-tarefa de zeladoria, que é realizada com o intuito de manter a cidade limpa e de prevenir a ocorrência de enchentes e alagamentos.

O Cata-Tranqueira, também realizado aos sábados, tem por objetivo recolher objetos e móveis não mais utilizados pelas pessoas e dar a eles a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventualmente tenha dificuldades para fazer o descarte. A operação atende os bairros conforme um cronograma, que fica sempre disponível para consulta no portal da Prefeitura. 

Recentemente, foi incorporado ao Cata-Tranqueira o Cata-Pneus, que serve como mais um auxílio ao munícipe, estimula o descarte correto de materiais e também contribui para a contenção da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. O descarte de lixo e materiais recicláveis impacta diretamente nesse controle e os pneus guardados nas residências podem ser alvo de criadouro do mosquito. Por este motivo, a orientação é descartá-los sempre que não tiverem mais utilidade.

No caso do Cata-Tranqueira e Cata-Pneus, a orientação é para que os moradores dos bairros atendidos deixem móveis, objetos e também pneus que não tenham mais serventia na frente de suas casas na noite anterior ou antes das 7 horas do próprio sábado. Só não são recolhidos pelas equipes lixo doméstico, roupas, restos de construção civil (entulho) e material resultante de poda de árvore ou jardinagem. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5706. 

Último sábado

No último sábado (27/03), o mutirão foi feito na Vila Jundiaí, Vila Cambuci, Vila Bela Flor e o Residencial Mirage. Foram 22 mil metros nesses bairros atendidos com serviços de raspagem e 45,6 mil metros atendidos com poda mecanizada, incluindo terrenos municipais e também o Centro Esportivo da Vila Jundiaí. Ao todo, o mutirão retirou 11,4 toneladas de lixo e entulho dos locais atendidos. Já a Operação Cata-Tranqueira e Cata-Pneus, que percorreu o Jardim Aracy, Residencial Itapeti, Ponte Grande, Vila Industrial e Vila Tietês, foi responsável pela remoção de 7,9 toneladas de móveis antigos e material inservível, mais 95 pneus

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por