BOA NOTÍCIA

Mogiana Isa tem alta de hospital na Itália e deverá voltar ao Brasil em setembro

Mogiana passou por cirurgia para alongamento do intestino na Itália. (foto: Divulgação)
Mogiana passou por cirurgia para alongamento do intestino na Itália. (foto: Divulgação)

Quase um mês após ter se internado para a cirurgia que promete melhorar sua qualidade de vida, a mogiana Isabela Diringer, de 14 anos, recebeu alta médica do Hospital de Florença, na Itália, onde passou pela técnica LILT de alongamento de intestino. Para passar pelo procedimento, ela arrecadou mais de R$ 500 mil por meio de doações na internet com a campanha #ForçaIsa. Assim que nasceu, Isa foi diagnosticada com gastrosquise, uma malformação em que o intestino nasce para fora do corpo e pequeno. Ela tinha apenas 17 centímetros e isso comprometeu a alimentação via oral.

No decorrer dos anos, Isa passou por duas cirurgias para aumentar o tamanho do intestino. Elas o elevaram de 17 cm para 62 cm. No entanto, a parte alongada não funcionou como deveria. Depois da técnica realizada pelo médico Antonio Morabito, o órgão ficou com 75 centímetros, inteiramente funcionando.

A mãe de Isa, a cabo da Polícia Militar Gláucia Marina Ramos Diringer ouviu, depois do procedimento, a filha dizer pela primeira vez que sentiu fome. “Antes ela ficava com a dieta parenteral e nunca dizia isso. Agora, ela já se alimenta com leite duas vezes ao dia e também almoça e janta 40 gramas de arroz ou macarrão, 40 gramas de carne e batata amassada”, conta Marina.

Isa está em um hotel com a família. O tratamento medicamentoso agora é apenas à base de antibióticos. No próximo dia 8, ela deverá retornar ao hospital para uma avaliação com diversos especialistas. A expectativa dos médicos é de que Isa possa voltar ao Brasil já no próximo mês.

Chico

Em 8 de setembro será a vez do mogiano Francisco Benitez, de 4 anos, fazer o mesmo trajeto de Isa. Ele sofre da mesma doença e arrecadou R$ 400 mil também em uma campanha na internet para operar com o médico Antonio Morabito. Desde que conseguiu o montante, Chico passa por tratamento multiprofissional para induzir a alimentação via oral. Esta é uma etapa pré-operatória que garantirá o sucesso no procedimento.


Deixe seu comentário