INFORMAÇÃO

Mogi prepara o lançamento de pacote de obras no aniversário

QUEM SE ARRISCA Como passar pelo trecho da Rua São João, obstruído por poste e por uma lixeira vandalizada, com veículos estacionados ao lado?. (Foto: Eisner Soares)

Administração quer tirar do papel aquilo que não foi feito por falta de verbas

O aniversário de 458 anos de fundação de Mogi das Cruzes deverá marcar a retomada pela Prefeitura de uma série de projetos que deixarão o papel para se transformar em obras de maior visibilidade para a população. Sinal de que o aperto econômico e financeiro imposto às contas municipais durante o primeiro ano da administração do prefeito Marcus Melo (PSDB) e os indícios de recuperação da economia local proporcionaram algum efeito prático, a ponto de garantirem recursos para que a atual administração possa transformar planos em ações concretas. Uma das obras mais esperadas e que farão parte do pacote de aniversário será o recapeamento de vias públicas que há muito esperam por melhorias. Outro projeto será a instalação da Guarda Municipal em uma nova sede, no Bairro do Socorro, próximo à sede do DER, com a criação de um posto avançado no imóvel onde funcionou a unidade da Polícia Rodoviária, no Distrito de Jundiapeba, concedido à Prefeitura pelo Governo do Estado. A meta é facilitar o acesso dos guardas àquela região da Cidade, já que a ida até lá em viaturas se tornou um grande problema em razão de dificuldades com o trânsito. A Guarda também receberá 12 novas viaturas, como este jornal antecipou, durante esta semana. Outra licitação a ser aberta é a que permitirá a implantação de iluminação com led nos principais acessos da Cidade. As luzes lá existentes serão levadas para outros pontos de Mogi, onde ainda não existe a iluminação pública. Também sairão do papel os 11 campos de futebol de gramas sintética que começarão a ser implantados pelo Jardim Santa Tereza e Vila Cléo, devendo se estender para outros bairros da Cidade, juntamente com 100 novos abrigos de fibra sintética para pontos de ônibus de diferentes pontos da Cidade. Outra obra que deverá, finalmente, sair do papel é a futura Maternidade de Mogi, a ser construída ao lado do Hospital Waldemar Costa Filho, em Braz Cubas. Também será finalmente implantada a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Distrito de Jundiapeba, que terá também um hospital-dia funcionando junto à Unica lá existente. Todos esses investimentos serão resultado de uma análise financeira que vem sendo feita pelo prefeito Marcus Melo para tirar dos planos os trabalhos que ele vem preparando desde o começo de seu governo, mas que não puderam ser executados por falta de recursos. A economia adotada por ele deverá produzir os primeiros frutos.

Números
Recente levantamento efetuado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta Mogi das Cruzes com 308.785 eleitores, divididos entre a 74ª Zona Eleitoral (97.740 votantes), do Centro e bairros próximos; a 287ª Zona (144.826), que abrange Braz Cubas e Jundiapeba,entre outros pontos; e 319ª Zona (66.219), com Guararema, Biritiba e bairros da Divisa e outros. Os números indicam que o eleitorado mogiano tem condições de eleger até dois deputados federais e mais de dois estaduais.

Mercosul
O presidente Pedro Komura (PSDB) está conseguindo transformar o hasteamento, pela primeira vez, da bandeira do Mercosul na Câmara, num acontecimento de repercussão. Tanto que já confirmaram as presenças o presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul e Américas, Miguel Lujan Paletta, e a cônsul geral adjunta do Uruguai, Melissa Rosano. O evento está marcado para o próximo dia 26, às 8h30, defronte ao prédio do Legislativo, com direito à Banda do CPAM-12 executando os hinos oficiais da cerimônia.

Parceria
O Instituto Ecofuturo, ligado à Suzano Papel e Celulose, firmou parceria com a Prefeitura de Bertioga para um projeto ambiental que levará centenas de alunos e professores da rede municipal daquela Cidade para conhecer o Parque das Neblinas, nas proximidades do Distrito de Taiçupeba. Desde 2010, mais de 4 mil estudantes e 110 educadores de 40 escolas de Mogi das Cruzes já visitaram parte dos 6 mil hectares do Parque, que incluem a bacia do Rio Itatinga.

Recorde
A CPTM bateu “recorde histórico” de passageiros transportados no dia 8 de junho (sexta-feira), quando foram registrados 3.096.035 usuários no sistema. A média dia útil de junho registrou um aumento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Um detalhe: a linha Coral, que faz o percurso entre as estações de Estudantes (Mogi) e Luz (São Paulo), transportou a maior quantidade de passageiros: 734.600 em 2018 contra 704.155 em junho de 2017, um aumento de 5,4%. Apesar de recordista em relação às outras linhas, Mogi e Região não têm recebido a atenção que merecem da CPTM, que muito lucra e pouco faz, especialmente em favor da Cidade que ainda convive com antigas estações, desprovidas de mínimo conforto, algumas até mesmo sem instalações sanitárias.

Cotidiano

QUEM SE ARRISCA Como passar pelo trecho da Rua São João, obstruído
por poste e por uma lixeira vandalizada, com veículos estacionados ao lado?. (Foto: Eisner Soares)

Frase
Uma comissão consiste em uma reunião de pessoas importantes que, sozinhas, não podem fazer nada, mas que, juntas, decidem que nada pode ser feito.
Fred Allen (1894-1956), famoso comediante norte-americano das décadas de 30 e 40


Deixe seu comentário