INFORMAÇÃO

Médico mostra resultado de pesquisa para evitar arritmia

BRASIL Mensagem para a Copa do Mundo, válida para as próximas eleições. O cartaz está no portão de uma residência situada na Avenida Getúlio Vargas. (Foto Edson Martins)

Trabalho foi feito por pesquisadores ligados à USP, Unifesp e UMC

O médico cardiologista Enio Vasques, atualmente dividindo suas atividades entre Mogi das Cruzes e a Capital, acaba de concluir mais uma etapa de sucesso em sua carreira de pesquisador científico. A revista europeia Frontiers in Cardiovascular Medicine acaba de publicar um trabalho que mostra a descoberta pela equipe de cientistas à qual ele pertence, de substâncias que poderão atuar no controle de arritmias cardíacas, notadamente nas mais graves, capazes de levar um paciente à morte. Trata-se de um mecanismo de ação inédita, que resultou das pesquisas realizadas por um grupo multidisciplinar, integrado pelo médico cardiologista, além de farmacologista, biólogo molecular, bioquímico e engenheiro biomédico. O trabalho poderá levar a um novo fármaco para tratamento de arritmias em situação de parada cardiorrespiratória, graças a estudos totalmente desenvolvidos por pesquisadores brasileiros ligados à USP, Unifesp e Universidade de Mogi das Cruzes. “Supomos que caso os testes a serem feitos em humanos apresentem resultados positivos, propiciaremos menores índices de mortalidade a pacientes com paradas cardíacas e suas consequências. Atualmente estamos na fase de pré-testes em humanos, necessitando de investidores que desejem contribuir com a ciência, haja vista os elevados custos decorrentes dos testes a serem executados”, afirma Vasques. A equipe responsável pelo trabalho é formada, além de Enio Vasques (Departamento de Gastroenterologia da USP e Núcleo de Pesquisas Tecnológicas da UMC)), pelos pesquisadores Carlos M. G. de Godoy (Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp); Afonso Caricati Neto e Juliana Duarte (Núcleo de Pesquisas Tecnológicas da UMC), José G. P. Tavares e Beatriz J. Alves (Departamento de Farmacologia da Unifesp); Regiane Miranda Ferreira, Marcelo A. Lima e Helena B. Nader (Departamento de Bioquímica da Unifesp); e Ivarne L. dos Santos Tersariol (Bioquímica da Unifesp e Centro Interdisciplinar de Investigação Bioquímica da UMC).

Ajustes – 1
A temperatura subiu alguns graus na reunião do PR que discutiu a participação do deputado e candidato à reeleição Marcos Damásio, na atual campanha, em dobradinha com Marco Bertaiolli (PSD). Havia queixa de que a agenda de Damásio, feita pela sua mulher, privilegiava eventos festivos e cidades ou pontos turísticos. Bertaiolli estaria cobrando a presença mais efetiva do candidato no dia a dia de reuniões e visitas às casas de eleitores. Os vereadores da bancada exigiram mudanças, que acabaram por acontecer.

Ajustes – 2
Segundo a coluna apurou junto a um participante da reunião, ficou estabelecido que a partir desta semana, a agenda de compromissos de Damásio passará a ser feita pelo PR de Mogi, que também exigiu um maior engajamento do candidato na campanha. Damásio não teria gostado nem um pouco da ingerência partidária em sua campanha eleitoral e, também por isso, teria deixado a sede do partido, na Rua Coronel Souza Franco, sem se despedir amigavelmente dos companheiros de agremiação.

Volpi
A Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras (AMHAL) tem reunião aberta à população, a partir das 9 horas de hoje, no Centro Cultural, para ouvir o arquiteto Paulo Pinhal apresentar o patrono de sua cadeira na instituição, o artista plástico Alfredo Volpi. Entre outros aspectos da vida do pintor, Pinhal deverá se fixar o período em que o artista residiu em Mogi, registrando em telas as paisagens da Região, entre elas, as festas populares em ruas enfeitadas com bandeirinhas de papel, que inspiraram muitas de suas quase 3 mil obras, difíceis de serem classificadas pelos especialistas por não apresentarem nome ou datas. Vale a pena acompanhar.

Jornalistas
A jornalista Jamile Santana é a nova responsável pela Assessoria de Imprensa da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência, gestora o Hospital de Braz Cubas, Samu, Upa do Oropó, UBS do Alto do Ipiranga e UnicaFisio. Ela substitui o jornalista Cleber Lazo, que assumiu a Assessoria de Imprensa do virtual candidato a deputado federal e ex-prefeito, Marco Bertaiolli.

Cotidiano

BRASIL Mensagem para a Copa do Mundo, válida para as próximas eleições.
O cartaz está no portão de uma residência situada na Avenida Getúlio Vargas. (Foto Edson Martins)

Frase
Essa história de desemprego é conversa de quem não tem o que fazer.
Chico Anysio (1931-2012), humorista, ator, comentarista, compositor, diretor de cinema, escritor, pintor e radialista brasileiro


Deixe seu comentário