O portal Via Trólebus, especializado em transportes, deu destaque ao editorial de O Diário, que voltou a cobrar a extensão do trajeto dos trens de subúrbios até o distrito de César de Souza. Veja o que noticiou o Via Trólebus: “O jornal local O Diário, atuante no Alto Tietê, em editorial, pede a extensão da Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, da estação Estudantes até Cesar de Souza, ambas em Mogi das Cruzes. O texto diz que o atendimento poderia reduzir o tempo de viagem em direção ao centro da cidade de 50 para 10 minutos, além de redução de poluentes, já que as composições são elétricas. O jornal cita ainda que pressão popular poderá ajudar no projeto, assim como ocorreu na extensão do Expresso Leste até a região .De tempos em tempos, autoridades de Mogi das Cruzes voltam a discutir a ampliação do atendimento. O projeto já esteve na lista de promessas diversos candidatos aos mais diversos cargos, de vereador até governador. O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, chegou até a incluir a proposta no Plano Diretor da cidade. Em 2011, a CPTM chegou a fazer um relatório técnico para a concretização do projeto orçado, naquele momento, em R$ 37,5 milhões. Seriam acrescidos cerca de 9% no volume de passageiros na Linha 11. Mas o projeto não está mais nos planos da companhia por ‘inviabilidade técnica’. ‘A CPTM informa que existe uma inviabilidade técnica para levar a Linha 11-Coral até César de Souza, visto que o trecho em questão é uma faixa de domínio sem eletrificação e designada apenas para o transporte de cargas’. – diz nota da Companhia ao Via Trolebus. A estação foi inaugurada em 1893, já pela Central do Brasil. Homenageia João Augusto César de Souza, chefe da 5ª Divisão da Central, em 1890. Deu origem ao distrito com o mesmo nome.”

Pesquisa em Itaquá

Consulta da Paraná Pesquisas, registrada no TSE sob número SP-09998/2020, aponta o delegado Eduardo Boigues (PP) como  favorito na corrida pela Prefeitura de Itaquá. Na estimulada, ele tem 47% das intenções de voto, contra 14,4% de Adriana do Hospital (PL); 7,9% de Heroilma Soares (Avante); 2,5% de Fabiano Lima (PT); e 2,4% de Moacyr Fernandes (Patriota). Outros 11,8% não sabem ou não responderam e 14,4% prometem votar em nenhum, em branco ou anular. Foram ouvidas 800 pessoas, entre 22 e 25 de outubro.

Deu no jornal

A “Folha” escolheu o transporte como tema para sabatinar os prefeituráveis mogianos. Manchete: “Caro e ineficaz, transporte público desafia candidatos na ‘gigante’ Mogi das Cruzes”.

Escolinha virtual

O professor Claudio Betzler, candidato a vereador do PT, está inovando em sua campanha o virtual quando se trata de educação política. Ele criou um quiz para que o eleitor mogiano saiba se está preparado para as próximas eleições. As questões vão desde o papel do vereador, passando pela ética e moralidade na Câmara. A “brincadeira” está dando certo: no Facebook, já alcançou quase 2 mil pessoas.