Entrar
Perfil
ENTREVISTA EXCLUSIVA

Atrair o público com cultura, turismo e diversidade é o foco de Guararema

Prefeito de Guararema, José Luiz Eroles Freire, o Zé, divulga projetos para 2023 como o Carnaval e fala sobre atração de visitantes e renda à cidade

Heitor Herruso
18/01/2023 às 15:47.
Atualizado em 18/01/2023 às 16:15

“Sou arquiteto e urbanista. Tenho o olhar para a cidade como um local de encontro de pessoas. E quando uma cidade é basicamente um local histórico de encontro, um dos aspectos mais importantes é a questão cultural", diz o prefeito Zé (Divulgação - Vitoria Mikaelli/PMG)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
ENTREVISTA EXCLUSIVA

Atrair o público com cultura, turismo e diversidade é o foco de Guararema

Prefeito de Guararema, José Luiz Eroles Freire, o Zé, divulga projetos para 2023 como o Carnaval e fala sobre atração de visitantes e renda à cidade

Heitor Herruso
18/01/2023 às 15:47.
Atualizado em 18/01/2023 às 16:15

“Sou arquiteto e urbanista. Tenho o olhar para a cidade como um local de encontro de pessoas. E quando uma cidade é basicamente um local histórico de encontro, um dos aspectos mais importantes é a questão cultural", diz o prefeito Zé (Divulgação - Vitoria Mikaelli/PMG)

“Cultura é fundamental”, disse o prefeito de Guararema, José Luiz Eroles Freire (PL), o Zé, em entrevista a O Diário nesta terça-feira (17).  Entre mais de mil palavras ditas por ele ao telefone, vale destacar estas. Afinal, com um balanço de 2022 em mãos e o calendário de eventos de 2023 já definido (veja abaixo), ele falou sobre especificamente sobre a cultura e o turismo, com notável otimismo. A mudança nestas áreas de fato aconteceu, tanto na teoria como na prática, e dá para ver a olho nu.

Apesar disso, Zé não representa uma mudança radical. Filiado ao PL, ele faz um primeiro mandato e dá continuidade ao governo que já teve nomes como Adriano de Toledo Leite e Marcio Alvino e André do Prado, hoje deputados federal e estadual. O que muda, então?

“Sou arquiteto e urbanista. Tenho o olhar para a cidade como um local de encontro de pessoas. E quando uma cidade é basicamente um local histórico de encontro, um dos aspectos mais importantes é a questão cultural. Tenho nitidamente a noção da importância disso na formação do caráter na pessoa, principalmente nos mais jovens”, responde ele, que pensando assim buscou, em 2022, reformular estas relações em Guararema.

As pastas já existiam, é claro. Mas estavam ligadas a outras secretarias. Desde o último mês de abril não é mais assim, com Mateus Sartori à frente do cargo. Sim, o mesmo Mateus que é arquiteto, cantor e ex-gestor destas mesmas áreas em Mogi das Cruzes.

Zé fala em “manter e disseminar”, e o balanço divulgado pela equipe dele a O Diário confirma. “Dentre os eventos de maior atuação da Pasta, destacam-se o Guararema Cidade Natal, Festival de Inverno e a Programação do Aniversário de Guararema. O resultado disso foi a participação de mais de 750 mil pessoas em 925 atividades que contaram com cerca de 379 atrações, gerando uma movimentação e atuação de aproximadamente 1.796 profissionais da arte, cultura e turismo na cidade”.

Além da “elaboração, realização e apoio de eventos do calendário do município, quanto na organização e interlocução dos artistas e produtores culturais com as políticas públicas da cidade”, houve a “revisão de 24 instrumentos legais que norteiam a gestão cultural e turística em Guararema, sendo 12 leis e 12 decretos (plano de desenvolvimento turístico, sistema municipal de cultura, centro artesanal, sinalização turística, turismo náutico, locações para gravações, atualização Comtur, controle de ônibus e vans e implementação de museus municipais) e ainda “obras e manutenções” em pontos como a Ilha Grande, a Estação Guararema, o Pátio dos Ferroviários, a Estação Literária, o Centro Cultural e outros.

Somente o Cidade Natal “envolveu a contratação de mais de 700 trabalhadores diretos, entre diversos setores como eletricistas, montadores, artesãos da Oficina de Natal, pintores, carpinteiros, carregadores, monitores de turismo, trânsito, fiscalização, artistas e agentes de segurança, além da parceria com a Cooperativa GuaraRecicla e atuação dos servidores da Administração Municipal” (clique aqui para ler mais).

E além disso, uma pesquisa realizada pela Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico junto aos comércios do município mostra que este evento gerou também cerca de 400 contratações nos estabelecimentos.

Quando se considera que, segundo o IBGE, Guararema se aproxima da marca de 32 mil habitantes, são “números bem expressivos”, avalia o prefeito.

O desejo de se tornar Estância Turística

Organizar as pastas de Cultura e Turismo é um passo necessário para que Guararema possa atingir um objetivo antigo: evoluir de Município de Interesse Turístico (MIT) para Estância Turística, dentro do programa do governo do Estado de São Paulo.

Os requisitos mínimos, como a existência de turismo náutico regulamentado, estão sendo preenchidos para que isso seja, “em breve”, pleiteado.

Zé destaca a “facilidade e a logística de acesso da cidade”, além da “sustentabilidade” (só no Guararema cidade Natal foram arrecadadas e recicladas em torno de 450 mil garrafas pet). Mas a aposta está na interligação entre as áreas, e a peça central é a “grande aquisição” Mateus Sartori.

“A gente 'importou' o Mateus porque queríamos começar este trabalho”, diz o prefeito, que faz referência não apenas às revisões de leis e projetos, manutenções de equipamentos, instalações de museus e lançamentos de livros, mas também aos recém-anunciados eventos de Carnaval e 1º Festival de Verão.

Zé fala em “manter a tradição cultural e religiosa” e em contratar e valorizar os artistas locais e regionais. Isso porque, defende ele, cultura e turismo estão ligados. “As secretarias se misturam, se completam, trazendo diversidade”. Por isso, a aposta para a agenda de 2023 será em eventos distintos entre si, que podem atrair o turista o ano todo.

“No Cidade Natal, abrimos com o cantor Jorge Vercillo, de renome nacional, mas todos os demais foram de Guararema ou região. Agora no Festival de Verão temos em torno de 85 atrações que são os artistas locais. Isso incentiva a participação do público e gera uma agenda mais moderna, que insere os jovens também”, afirma o chefe do Executivo de Guararema.

Turismo

Quem visitou Guararema durante a época do Natal pôde conferir pessoalmente que o público de lá é formado essencialmente por famílias. Não é difícil encontrar pessoas sentadas na grama ou nos bancos das praças, conversando, comendo, se divertindo, em um clima parecido com o de um festival de música. O prefeito explica que isso é “proposital”, e justifica essa possibilidade com o que diz ter ouvido de muitos turistas.

“Eles dizem que vêm porque é uma cidade tranquila, um lugar seguro para deixar o carro, pois sabem que tudo é monitorado e podem passear tranquilamente sem ser incomodados por assaltantes”.

Outra coisa que quem frequenta Guararema já pode ter ouvido é de que o turismo, embora importante, não representa a mesma fatia de receita que a trazida pelas indústrias. Zé esclarece que isso é balela. “São receitas iguais. O pessoal esquece o turismo de ‘segunda casa’, de veraneio, de diversas chácaras. As pessoas vêm, compram terreno, usam os supermercados, abastecem os carros, contratam auxiliares para ajudar nos trabalhos domésticos, com a piscina, com o jardim. Eu coloco isso na conta e entendo que o turismo tem representatividade muito parecida com a indústria, e uma geração de emprego ainda maior. É uma cadeia de negócios”.

Zé, inclusive, diz que o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) da cidade olha para este segmento, criando políticas públicas que envolve também as “casas de temporada”. Há, de fato, novidades no setor, como a criação de uma Taxa de Preservação Ambiental (TPA), que será cobrada de todos os turistas que utilizarem os serviços de hospedagem de hotéis, pousadas, resorts, albergues e similares.

Mas a movimentação, volta a frisar ele, acontece também na outra face da secretaria. Guararema tem também um Conselho de Cultura ativo, reforça, formado por “pessoas com pensamentos diferentes, mas com muito mais coisas em comum”.

A aposta de Zé em uma integração, a partir de eventos que chamem turistas, é alta. Tanto que ele revela acreditar que agora, com o 1º Festival de Verão, 2023 começa fazendo o que 2022 já havia iniciado, mas com mais gás, com mais energia: “retomando as atividades depois da lamentável pandemia”.

Descentralização

Em Mogi das Cruzes, quando Caio Cunha (PODE) assumiu o governo, muito falou-se em “descentralização da cultura”. Em Guararema, garante Zé, essa também é uma prioridade. “A gente tenta levar a cultura para toda a nossa população do centro e de todos os bairros, com atuação bem firme, bem focada. Fazemos oficinas de ideias e reflexões para poder trabalhar bastante a cultura para todos os nichos da população”, diz ele.

Já existem, segundo a prefeitura, oficinas artísticas e esportivas em bairros como Maracatu, Parque Agrinco, Parateí, Jardim Dulce e outros. Mas as ações devem ser intensificadas “ao longo dos anos”, esclareceu o prefeito.

Cinema

Guararema tem um imponente e moderno cinema, com fachada que resgata a arquitetura clássica de um dos pontos mais tradicionais da cidade, na rua Dezenove de Setembro. Mas a sala, equipada para a projeção de grandes filmes, deixou de ser operada pela rede Centerplex em razão da pandemia. Está nos planos da prefeitura reabrir as portas do equipamento, tanto é que ele foi recentemente reformado.

“Estamos fazendo gestões sobre várias operadoras de cinema para poder voltar a exibir os filmes. Eu sou uma das pessoas que ia sempre no domingo à noite, com minha esposa”, diz o prefeito, em tom descontraído, sem descartar uma possível operação com mão de obra própria, caso um chamamento público não tenha o resultado desejado.

Agenda 2023

Festa literária, festival de culturas pretas, festival de jaz, exposições, prêmios de fotografia, mostra de cerâmica, agenda de inverno, festas religiosas, evento nerd/geek e muito mais. Até mesmo o Guararema Cidade Natal 2023 já está definido, com início previsto para 28 de novembro. Confira a seguir o calendário de eventos na íntegra:  

 JANEIRO

02/jan a 06/jan- FOLIA DE REIS

08/jan a 08/jan - ENCONTRO DE CARROS E MOTOS ANTIGOS EM LUÍS CARLOS

21/jan a 05/fev - 1º FESTIVAL DE VERÃO

 FEVEREIRO

10/fev a 10/fev - CONCURSO DE MARCHINHAS

11/fev a 11/fev – PRÉ-CARNAVAL PARA CRIANÇAS

12/fev a 12/fev – PRÉ-CARNAVAL EM LUÍS CARLOS - CONDE DE MATUTÓIA

18/fev a 21/fev - CARNAVAL DE RUA – BLOCOS NO CENTRO

18/fev a 21/fev - CARNAVAL DE RUA – MATINÊS E PROG INFANTIL EM LUÍS CARLOS

 MARÇO

04/mar a 04/mar - 2º ENCONTRO DE FERROMODELISMO DO ALTO TIETÊ

09/mar a 12/mar - 18ª FESTA DE SÃO LONGUINHO

12/mar a 12/mar - ENCONTRO DE CARROS E MOTOS ANTIGOS EM LUÍS CARLOS

11/mar a 26/mar - MOSTRA COMEMORATIVA DO DIA DO ARTESÃO

 ABRIL

09/abr a 09/abr - ENCONTRO DE CARROS E MOTOS ANTIGOS EM LUÍS CARLOS

20/abr a 23/abr - WCD - DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE

18/abr a 22/abr - PROGRAMAÇÃO DO DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

30/abr a 30/abr - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

 MAIO

11/jun a 11/jun - ENCONTRO DE CARROS E MOTOS ANTIGOS EM LUÍS CARLOS

13/mai a 28/mai - 2ª EXPOSIÇÃO DE CERÂMICA DE GUARAREMA

25/mai a 28/mai - FESTIVAL NERD/GEEK

                                                 

JUNNHO

03/jun a 04/jun - 6º FESTIVAL DE ARTE POPULAR DO ALTO TIETÊ

08/jun a 11/jun - 1º GUARAREMA JAZZ & BLUES FESTIVAL

11/jun a 11/jun - ENCONTRO DE CARROS E MOTOS ANTIGOS EM LUÍS CARLOS

10/jun a 18/jun - FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO - 2022

                                                 

JULHO

29/jun a 30/jul - 7º FESTIVAL DE INVERNO

09/jul a 09/jul - ENCONTRO DE CARROS E MOTOS ANTIGOS EM LUÍS CARLOS

                                                 

AGOSTO

05/ago a 27/ago - 2ª EXPO MOTO CLUBE GUARAREMA

05/ago a 12/ago - SEMANA JOÃO PACÍFICO

11/ago a 12/ago - PRÊMIO JOÃO PACÍFICO DA MÚSICA CAIPIRA

13/ago a 13/ago - ENCONTRO DE CARROS E MOTOS ANTIGOS EM LUÍS CARLOS

                                                 

SETEMBRO

02/set a 24/set - PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE

06/set a 30/set - 3ª EXPO E PRÊMIO DE FOTOGRAFIA

07/set a 10/set - 3ª EDIÇÃO DO FESTIVAL FLORES E LICORES

10/set a 10/set - ENCONTRO DE CARROS E MOTOS ANTIGOS EM LUÍS CARLOS

23/set a 24/set - 13º GUARAREMA CLASSIC CARS

                                                 

OUTUBRO

05/out a 08/out - 2ª SEMANA DA MÚSICA

08/out a 08/out - ENCONTRO DE CARROS E MOTOS ANTIGOS EM LUÍS CARLOS

11/out a 29/out - 2ª FLIG - FESTA LITERÁRIA DE GUARAREMA

29/out a 29/out - 2º ENCONTRO DE OFF ROAD 4X4

                                                 

NOVEMBRO

11/nov a 16/dez - 3º SALÃO DAS ARTES DE GUARAREMA

12/nov a 12/nov - ENCONTRO DE CARROS E MOTOS ANTIGOS EM LUÍS CARLOS

20/nov a 25/nov - 2º FESTIVAL MARIA FLORÊNCIA DE CULTURA PRETA

28/nov a 28/nov - ACENDER DAS LUZES - 12º CIDADE NATAL 2023

                                                 

DEZEMBRO

28/nov a 07/jan – 12º CIDADE NATAL 2023

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por