Diário Logo

Notizia Logo

União Suzano apresenta novo brasão, escolhido por votação popular

O tradicional União Suzano Atlético Clube está de cara nova. O novo escudo do clube foi apresentado nesta sexta-feira (23), após ser escolhido por uma votação popular por meio do seu site oficial. Foram apresentadas duas opções, uma mais tradicional, similar ao brasão anterior e outro com roupagem bem diferente, arredondado e com o rosto […]

23 de abril de 2021

Reportagem de: O Diário

O tradicional União Suzano Atlético Clube está de cara nova. O novo escudo do clube foi apresentado nesta sexta-feira (23), após ser escolhido por uma votação popular por meio do seu site oficial. Foram apresentadas duas opções, uma mais tradicional, similar ao brasão anterior e outro com roupagem bem diferente, arredondado e com o rosto de um javali – a mascote do Usac -, ao meio. E os torcedores do time ficaram com a segunda escolha. O motivo da troca seria a insatisfação dos torcedores. 

O departamento de marketing do União Suzano Atlético Clube anunciou por meio das mídias sociais, que o escudo que leva o rosto do javali foi o grande vencedor. O pleito que começou no dia 14 e terminou no último dia 21, apontou o resultado com de 69% dos votos para o javali, contra 31% para o escudo com padrão tradicional. 

A nova escolha não agradou a todos, o que ficou bem visível nas redes sociais: “Vou dar minha opinião: muito feio, assustador. Não parece um escudo de time de futebol, mas respeito a opinião e a votação. Prefiro ainda o da minha época do Infantil e Juvenil”, comentou um internauta. Já outros elogiaram a escolha.  

Ainda segundo a equipe do marketing, o novo modelo, que foge do habitual, tem inspiração no padrão utilizado por times de futebol da Ásia e alguns outros esportes, como o caso do basquete nos Estados Unidos, onde é comum ter animais como parte da identidade visual das equipes. É o caso do próprio Mogi Basquete, representado pelo seu imponente Jaguar, mascote também presente no brasão. 
“Após algumas pesquisas na cidade, o departamento de marketing identificou um alto grau de insatisfação dos torcedores com o símbolo que representa o USAC, por ser facilmente confundido com o brasão do Fortaleza. A partir deste estudo ficou decidido que a reestruturação do União Suzano Atlético Clube passa pela modernização do seu escudo”, informou o departamento de marketing do clube. O brasão também é similar ao do União.

A troca do escudo passa pela recolocação do clube e fortalecimento da marca no mercado. Após aprovação popular, a diretoria do União Suzano inicia todo o processo de regulamentação e aprovação através dos meios legais. Após a realização de todos os meios burocráticos, o clube lançará oficialmente o seu novo escudo. A expectativa é que a marca já esteja estampada em todo material esportivo do Usac no próximo Campeonato Paulista.

O União Suzano, inclusive é carinhosamente conhecido como Javali das Palmeiras (O Usac foi fundado no distrito de Palmeiras, local onde vivia uma grande quantidade de javalis). 

União Mogi

Em 2014, o departamento de marketing do União Mogi também divulgou um novo escudo para representar o time. Similar ao caso do Usac, as alterações foram feitas para que o distintivo da equipe mostre com mais evidência que o clube atingiu o centenário.

O Time de Suzano

No dia 25 de janeiro de 1969, nascia em Suzano, no distrito de Palmeiras, mais precisamente em um campo de bairro situado na estrada Keida Harada, no Tijuco Preto, o Clube Atlético Paulista. As atividades foram iniciadas por trabalhadores rurais, que aos finais de semana praticavam o futebol por diversão, fato que logo despertou o interesse de um empresário bem-sucedido que acabara de instalar-se em Suzano – ele era proprietário de uma empresa de fabricação de placas de acrílico. O interesse e a paixão pelo futebol, possibilitou a melhor estruturação da equipe, começando por dar-lhe o nome de Paulista, que era também o nome da empresa do patrono. Passado pouco tempo, a equipe se filiou à Liga Municipal de Futebol de Suzano, onde logo despontou como um time competitivo, ganhando seu primeiro título em 1974, cinco anos após sua fundação, e logo o mais importante da cidade, o de campeão regional, fato que se repetiu também em 1979, 1980 e 1981. Já em 1975 ganhou a primeira edição da Taça da Cidade, repetindo o feito em 1976, 1979, 1980 e 1981. 
Em 2016, a equipe participou da 1ª Taça Paulista, organizada pela Liga de Futebol Paulista, retornando às suas atividades profissionais. Em 2019, a equipe retornou ao Campeonato Paulista de Futebol – Segunda Divisão, equivalente à 4ª divisão do futebol paulista

Veja Também