Diário Logo

Notizia Logo

Premier League: Arsenal dispara na briga pelo título; City segue na briga

A maioria das pessoas concorda que a Premier League inglesa é a liga nacional de maior prestígio em todos os esportes. Além disso, possui a maior audiência de qualquer liga em qualquer esporte na Terra e é a liga mais lucrativa do futebol, arrecadando cerca de US$5,3 bilhões em receita por temporada. Esta temporada manteve […]

5 de fevereiro de 2023

Reportagem de: O Diário

A maioria das pessoas concorda que a Premier League inglesa é a liga nacional de maior prestígio em todos os esportes. Além disso, possui a maior audiência de qualquer liga em qualquer esporte na Terra e é a liga mais lucrativa do futebol, arrecadando cerca de US$5,3 bilhões em receita por temporada. Esta temporada manteve a tradição de ter jogo físico intenso, histórias surpreendentes de reviravoltas e exibindo muitos dos melhores jogadores do mundo.

Nesta fase da temporada, com um jogo a mais que o segundo colocado, o Arsenal lidera o campeonato com cinco pontos à frente. Apenas dois anos antes, o Arsenal estava na 11ª posição no meio da temporada, a caminho do oitavo lugar com 61 pontos. Eles agora têm 50 pontos, o que os coloca a caminho de igualar o recorde de 100 pontos da Premier League estabelecido pelo Manchester City na campanha de 2017–18.

No início da pré-temporada, o Manchester City, que atualmente está em segundo lugar, era o claro favorito para vencer o campeonato pelo terceiro ano consecutivo. Mesmo que tenham cometido erros, ainda têm boas chances, especialmente com Erling Haaland, uma jovem estrela norueguesa que vem liderando o ataque do time de Pep Guardiola.

O Newcastle United é uma surpresa adicional. Em seus primeiros 20 jogos no ano passado, os Magpies tinham uma vitória e 11 pontos, e eram um dos principais candidatos a serem rebaixados para a segunda divisão. Eles agora têm uma confortável posição de terceiro lugar com 10 vitórias e 39 pontos, e sua defesa é a mais forte da Premier League.

Além disso, esta temporada testemunhou o ressurgimento do anteriormente esquecido Manchester United e a ascensão de três times inesperados: Brighton, Fulham e Brentford, que agora estão graciosamente, mas cuidadosamente acima dos favoritos da pré-temporada e potências Liverpool e Chelsea.

O Leicester City, campeão da Premier League poucas temporadas atrás e que pode ter a narrativa de azarão mais incrível da história do esporte, vem decaindo em performance e atualmente está lutando para evitar o rebaixamento. Um dos clubes mais bem-sucedidos do futebol inglês, o Nottingham Forest, fez com alegria sua primeira aparição na primeira divisão desde a virada do milênio, mas também luta para não retornar à segunda divisão.

Essas histórias de destaque nem cobrem a abundância de reviravoltas, vencedores tardios e gols memoráveis que testemunhamos. A Copa do Mundo gerou muita emoção, que sem dúvida repercutiu nas competições nacionais que se seguiram ao evento. Há intrigas esmagadoras na Premier League no momento, e com razão. Até agora, a campanha 2022-23 da Premier League tem sido histórica e memorável, mas do ponto de vista neutro, podemos apenas esperar que o melhor ainda esteja por vir.

Embora existam muitas posições em disputa na tabela da Premier League nesta temporada, a mais emocionante certamente será a briga pelo título. A seguir, analisamos as possibilidades dos quatro primeiros colocados, Arsenal, Manchester City, Newcastle e Manchester United, de conquistar o título do campeonato inglês da temporada de 2022-23.

Arsenal

Os Gunners não são por acaso e sua vantagem é de cinco pontos com 19 jogos para o fim. É uma margem significativa, mas não intransponível. Apesar disso, segundo odds da Premier League na Midnite, o Arsenal é o franco favorito ao título da Premier League. O clube pode não ter a profundidade de elenco de um time como o Manchester City, mas também não precisa se preocupar com a Champions League como os Citizens. Não disputar um torneio continental pode acabar sendo um grande impulso para as chances de título do Arsenal, que não conquista a Premier League desde 2003.

Manchester City]

Atualmente, a equipe do City está passando por um momento difícil. Erling Haaland tem 25 gols em 19 jogos no campeonato e superou as expectativas do Manchester City em seu primeiro ano. Mas é necessário que mais jogadores do City chamem a responsabilidade para o time acirrar a disputa com o Arsenal. Phil Foden é o segundo artilheiro da equipe com sete gols no campeonato, e nenhum outro jogador tem mais de três. O técnico Pep Guardiola já admitiu que um título da Premier League nesta temporada está fora do alcance, e dado o bom momento vivido pelo Arsenal, uma conquista dos Citizens parece improvável.

Newcastle United

O saldo de gols do Newcastle é de +22 – o terceiro melhor da Premier League – e o time também tem a vantagem de ter a melhor defesa do campeonato. A programação também é extremamente fácil para o futuro próximo, com uma semifinal da Carabao Cup contra o Southampton e três jogos da liga contra times na metade inferior da tabela. Os jogos contra Liverpool, Brighton & Hove Albion e Manchester City ao longo de três semanas a partir de 18 de fevereiro nos dirão muito sobre o time de Eddie Howe.

Manchester United

Antes da derrota para o Arsenal por 3 a 2, em um dos melhores jogos da temporada até aqui, o United não perdia uma partida oficial desde 6 de novembro. Um desafio pelo título provavelmente é pedir demais para os homens de Erik ten Hag, mas enquanto Marcus Rashford estiver nesta forma estelar, o United parece imbatível. No entanto, a derrota no clássico contra os Gunners fez as chances de título do United diminuírem significativamente, e a equipe deve agora focar nas copas e numa classificação para a UEFA Champions League do ano que vem.

Veja Também