Diário Logo

Notizia Logo

Paulistão 2023 começa neste sábado

Tudo pronto para o começo do maior Estadual do País. Tem início neste sábado (14), o Campeonato Paulista de 2023. As chaves da primeira fase do Paulistão já foram sorteadas. A competição vai até 9 de abril. Atual campeão, o Palmeiras caiu no Grupo D, com São Bernardo, Santo André e Portuguesa (que retorna à […]

14 de janeiro de 2023

Reportagem de: O Diário

Tudo pronto para o começo do maior Estadual do País. Tem início neste sábado (14), o Campeonato Paulista de 2023.

As chaves da primeira fase do Paulistão já foram sorteadas. A competição vai até 9 de abril. Atual campeão, o Palmeiras caiu no Grupo D, com São Bernardo, Santo André e Portuguesa (que retorna à elite após sete anos).
O Corinthians, maior vencedor do Estadual, com 30 títulos, está no Grupo C, junto de Ituano, Ferroviária e São Bento. Atual vice, o São Paulo foi sorteado no Grupo B, com Guarani, Mirassol e Água Santa. Já o Santos encabeça o Grupo A, ao lado de Red Bull Bragantino, Botafogo-SP e Inter de Limeira.

O Palmeiras deu sequência na manhã desta quinta-feira (12), na Academia de Futebol, à preparação para a estreia no Campeonato Paulista, sábado (14), contra o São Bento, às 18h30, no Allianz Parque. O time comandado por Abel Ferreira tenta repetir um bicampeonato que não acontece há quase 30 anos.

A equipe não deve realizar contratações nesta janela, apenas optando pelos jovens da base.

O Verdão não conta mais com Gustavo Scarpa, mas será reforçado pelo jovem Endrick, após muita expectativa. 

O Santos FC também faz sua estreia no Campeonato Paulista de 2023 na noite deste sábado (14), às 20h30, contra o Mirassol, na Vila Belmiro, pela 1ª rodada do grupo A. Na manhã desta quinta-feira, o técnico Odair Hellmann comandou o penúltimo treino antes do primeiro compromisso do ano e contou com o entrosamento da dupla Mendoza e Soteldo. 

Contratado oficialmente pelo Peixe no início de dezembro, Mendoza destacou a boa relação com o companheiro de ataque venezuelano e espera fazer uma boa temporada com a camisa alvinegra em 2023.
Para a temporada, o Corinthians anunciou o técnico Fernando Lázaro, que entra no lugar de Vítor Pereira. Ele é um dos púpilos do técnico Tite. 

Entre os reforços do time estão Angel Romero, em uma segunda passagem, e o lateral-esquerdo Matheus Bidu. Mas, a carta na manga é a permanência em definitivo do atacante Yuri Alberto.

O Corinthians estreia no Campeonato Paulista no domingo, às 16h, contra o Red Bull Bragantino. 

Um time que vem se reestrurando é o São Paulo. Sexto reforço do Tricolor para a temporada, o volante Méndez foi apresentado nesta quinta-feira (12) e concedeu entrevista coletiva no CT da Barra Funda.

O meio-campista recebeu as boas-vindas do presidente Julio Casares e vestiu a camisa do São Paulo.

O Tricolor estreia contra o Ituano, no domingo, às 18h30. “Com Yuri, esse ano eu só posso pedir para o Corinthians ir melhor. Não empacar no final. Acho que o elenco vem mais forte que o do Palmeiras”, comenta a jornalista de Mogi, Daniela Sousa. 

“Para o São Paulo a gente espera tudo de bom. Está na hora de voltar a ter algum título. O Rógerio é uma boa pedida” afirma Augusto Carli, repositor de vendas em Mogi.

O formato da competição será o mesmo pelo décimo ano seguido. Na primeira fase, os clubes enfrentam somente aqueles que não integram a mesma chave. Os dois melhores de cada grupo avançam às quartas de final, onde, aí sim, jogarão entre si, em duelo único, na casa do time de campanha mais positiva, valendo lugar nas semifinais, que também serão decididas em uma única partida. A final terá confrontos de ida ida e volta. As duas equipes com pior pontuação no geral serão rebaixadas à Série A2 de 2023.

O Paulistão é o estadual mais antigo do país, realizado desde 1902. Além dos quatro clubes considerados grandes do futebol de São Paulo, outros quatro times – entre os 16 integrantes da Série A1 deste ano – já tiveram o gostinho de levantar a taça: Portuguesa (três vezes), Ituano (duas), Bragantino e Inter de Limeira (um cada).

Supercopa
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na tarde desta quarta-feira (11), que a final da Supercopa do Brasil entre Palmeiras e Flamengo será disputada no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
A decisão, que envolve o Rubro-Negro (campeão da Copa do Brasil) e o Verdão (vencedor do Campeonato Brasileiro), será disputado a partir das 16h30 de 28 de janeiro. 

 

The Best
A FIFA anunciou nesta semana os indicados a maior premiação dos melhores do ano no futebol: FIFA The Best. O Brasil conta com sete representes Entre os indicados estão: Neymar Jr e Vinicius Jr ao The Best FIFA Melhor Jogador, Debinha ao The Best FIFA Melhor Jogadora, Alisson e Ederson ao The Best FIFA Melhor Goleiro, Pia Sundhage ao The Best FIFA Treinadora de Futebol Feminino, e Richarlison ao Prêmio FIFA Puskás. Vencedores serão conhecidos no dia 27 de fevereiro
*Com informações de Agência Brasil

 

Copinha avança de fase

Eliminado, União Suzano adia sonho da classificação inédita

Segue neste final de semana a terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a ‘Copinha’. Enquanto Mogi das Cruzes ficou de fora, os jogos disputados no ‘Suzanão’, em Suzano atraíram grande público. Apesar do calor da torcida, o time que representava a região, o União Suzano – Usac – foi eliminado. A equipe acabou na última posição do grupo 15. 

Após derrota para o Figueirense por 3 a 1, no último dia 9, o time da casa se despediu do campeonato ainda na primeira fase. A equipe sub-20 de Suzano encerrou a participação com três pontos e uma vitória.. O time marcou 2 a 1 contra o Vitória da Conquista- BA e também já tinha pedido um jogo de 2 a 0 para o Novorizontino.

Agora o União Suzano deverá focar na preparação para o Campeonato Paulista sub-20, na metade do ano. 

Enquanto a bola seguia rolando nesta sexta-feira (13), com diversos jogos, os locais, horários e transmissões das partidas deste sábado (14) da terceira fase da Copinha foram definidos após os jogos que aconteceram nesta quinta-feira (12). Oito jogos acontecem neste sábado, enquanto outros oito confrontos do domingo (15) definem as oitavas de final da competição que será disputada na segunda (16) e terça-feira (17).

Com 128 times divididos em 32 grupos na primeira fase, a Copa São Paulo de Futebol Júnior se destaca pela imensa oportunidade que proporciona a milhares de jovens que sonham se tornar jogadores de futebol. Na edição de 2023, são exatamente 3771 atletas de 4 continentes, 13 países e 27 Estados brasileiros que nutrem este sonho.

O Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão foi palco da partida entre Coritiba (PR) e Vitória da Conquista (BA) nesta quinta-feira (12). O jogo acabou no 2 a 0 para o time do Paraná. 

A competição, organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), chegou à fase eliminatória. Em Suzano, as entradas para acompanhar os jogos foram gratuitas para todos os públicos.

Neste ano, com três rodadas duplas envolvendo seis jogos disputados, a praça esportiva recebeu mais de 7 mil torcedores que vibraram a cada gol e jogada feita pelos jovens atletas e, em razão disso, a partida entre paranaenses e baianos promete ser um programa especial para os suzanenses.

“A cidade segue tendo um destaque significativo com eventos de proporções cada vez maiores no cenário esportivo, sendo a Copinha um dos mais queridos pelos munícipes.zanense”, destacou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho. 

Veja Também