Diário Logo

Notizia Logo

Novo Centro de Artes Marciais de Mogi já traz títulos para a cidade

Mogi das Cruzes auxilia e vê crescer uma nova geração de talentos nas lutas. Menos de dois meses após a inauguração, o Centro de Artes Marciais Jackson Durães, no distrito de Jundiapeba, representado por seus alunos, marcou presença de peso em campeonato estadual, trazendo 12 medalhas para a casa. Jovens atletas do boxe representaram e […]

3 de junho de 2022

Reportagem de: O Diário

Mogi das Cruzes auxilia e vê crescer uma nova geração de talentos nas lutas. Menos de dois meses após a inauguração, o Centro de Artes Marciais Jackson Durães, no distrito de Jundiapeba, representado por seus alunos, marcou presença de peso em campeonato estadual, trazendo 12 medalhas para a casa. Jovens atletas do boxe representaram e cidade e brilharam no 15º Campeonato Paulista de Boxe Elite e Juvenil, disputado no último domingo (29) em Piracicaba.

O resultado é fruto de trabalhos de equipes e treinos que já eram realizados desde 2015 pelo coordenador Carlos Dário, que já treinava a garotada. Agora, as atividades ocorrem no endereço reformulado, com capacidade para receber mais alunos e formar novos atletas. Com apoio da Prefeitura, as equipes “Durães” e “Ammes” representaram Mogi no torneio, conquistando o 1º lugar por equipe na categoria “Juvenil Masculino” e 12 medalhas na modalidade individual, somando 5 ouros, 2 pra – tas e 6 bronzes.

Os medalhistas de ouro terão agora a oportunidade de disputar o Campeonato Brasileiro de Boxe, ainda sem data e local definidos.

Os esportistas estão treinando no recém-inaugurado Centro de Artes Marciais Jackson Durães. O espaço público recebeu o nome do pugilista mogiano falecido em 2021 em decorrência de complicações da Covid-19.

O novo equipamento que oferece à comunidade aulas gratuitas de diversas modalidades voltadas a lutas e artes marciais, além de festivais e competições, ajuda a revelar e ‘dar aquele empurrão’ para talentos. Uma das muitas histórias de superação e garra de destaque ligadas ao centro é a dos irmãos boxeadores Kelvin e Laion Durães. Sim, eles são filhos do famoso e querido pugilista mogiano Jackson Durães.

São deles dois ouros conquistados pelas equipes representantes do centro, mostrando que o legado do pai continua vivo.

Com dedicação, eles seguem os passos do pai, que encontrou no boxe sucesso na vida e um escape para uma infância difícil, levando o nom e de Mogi mundo afora e ajudando colegas e atletas no caminho. “Eles sempre treinaram desde pequenos, cresceram no ringue, mas haviam parado por conta da pandemia e da morte do pai”, comenta o técnico da equipe Durães, Robson Falcão. “Agora é continuar treinando e buscando ir longe”, acrescenta.

O técnico explica que, por motivo de distância, a dupla não treina no centro que recebe o nome do pai. Para eles foi disponibilizado um espaço no Ginásio Hugo Ramos. Mas, eles estão presentes no local semanalmente e representam a cidade junto com os demais atletas de lá. Efeitos Falcão enxerga que o equipamento público já tem feito diferença na vida de pessoas que residem naquela região da cidade. “Ali está em uma localização estratégica, por ser um lugar onde tem bastante criança, que por vezes acabam ficando na rua.

O centro abriu uma nova oportunidade para essas crianças estarem fazendo um esporte, saindo por vezes do mal caminho”, avalia. “Muitas vezes os pais est ã o trabalhando e não conseguem ver o que o filho está fazendo durante o dia, tendo um lugar que sabe onde o filho está praticando um esporte, criando disciplina”, finaliza.

Futuro

Para a cidade, cabe ficar de olho e continuar incentivando estes nomes e em outros alunos do centro no futuro, que podem vir a representar Mogi mundo afora. Vale lembrar que na luta, a cidade é repleta de menções honrosas. Nas últimas olimpíadas – Tóquio 2020 – a mogiana Graziele de Jesus disputou as oitavas de final da categoria peso-mosca (até 51 kg), quando foi eliminada pela japonesa Tsukimi Namiki.

Campeonato

No 15º Campeonato Paulista de Boxe Elite e Juvenil brilharam Kevin Durães, 17 anos, que competiu pela categoria Juvenil e venceu o adversário Nelson do Monte Moreira, da equipe Das Ruas para os Ringues. Já Laion Durães, 21, ganhou do atleta do Sport Club Corinthians Paulista, Mariano Agostin Rico. Na competição, realizada em Carapicuíba, também conquistaram medalhas de ouro para Mogi os seguintes atletas: Pablo Henrique Cos – ta de Brito, Paulo Henrique Silva de Brito Filho e Italo Salomão Fernandes.

A atleta Grayce Kelly Evangelista de Oliveira fa – turou a prata. Já os comba – tentes que ganharam o bron ze foram: Bryan Zapana Mo – rales, Wesley da Silva Lopes, Jonata Pinheiro Sousa Cer – queira, Aureo Mariano, Ni – ckson Thomas Ribeiro Silvério e Fábio Mamedes de Souza.

O Centro

O Centro de Artes Marciais Jackson Durães ofere – ce aulas de Jiu Jitsu, Kara – tê Kyokushin, Karatê Sho – rin Ryu, Judô, Taekwondo, Boxe, Boxe Adaptado e Ki – ckboxing, tendo capacidade para até 10 mil atendimentos por mês, segundo a adminis – tração municipal. Fica locali – zado no distrito de Jundiape – ba, na rua José Gallucci, 841, com aulas gratuitas de diver – sas modalidades voltadas a lutas e artes marciais. As pessoas interessadas podem fazer as inscrições online pelo site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Sobre Jackson Durães

Nascido em Montes Claros, no estado de Minas Ge – rais, em 6 de março de 1977, Jackson Durães foi um dos maiores nomes do boxe de Mogi das Cruzes. Após ter trabalhado como pedreiro na juventude e ter praticado taekwondo, Jackson migrou para o boxe aos 20 anos. A partir daí, levou o no – me de Mogi das Cruzes com destaque em competições, fez parte da equipe que re – presentou a cidade e con – quistou diversos títulos re – gionais, nacionais e interna – cionais. Em 2007, foi convoca – do pela Seleção Brasileira e, destacando-se entre os me – lhores atletas da modalida – de no país, obteve seu lugar na pré-seletiva para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, realizados no Rio de Janeiro.

 

Veja Também