Diário Logo

Notizia Logo

Mogianos estão na final do Torneio Brasil Crossfit; veja as histórias

Quatro atletas de Mogi das Cruzes foram classificados para a final do Torneio Brasil CrossFit, que será nos próximos dias 21 a 24, no Complexo do Ibirapuera, na capital paulista. O time formado por Ana Carolina Aguiar, Aline Gomes de Oliveira, Gabriel Braga Ribeiro dos Santos e Gabriel Alves, do box CrossFit Itapety, na Vila […]

9 de julho de 2022

Reportagem de: O Diário

Quatro atletas de Mogi das Cruzes foram classificados para a final do Torneio Brasil CrossFit, que será nos próximos dias 21 a 24, no Complexo do Ibirapuera, na capital paulista. O time formado por Ana Carolina Aguiar, Aline Gomes de Oliveira, Gabriel Braga Ribeiro dos Santos e Gabriel Alves, do box CrossFit Itapety, na Vila da Prata, treina pesado para representar a cidade.

“A competição tem mais de 10 anos no país, introduziu o esporte e está entre as mais importantes. Fico orgulhosa e feliz de atingir este mérito, sem apoio de médicos do esporte e renda vinda de patrocínio, e sou grata aos apoiadores que me acompanham, porque sem eles não estaria recuperando e atingindo a performance”, diz Ana Carolina. 

Ela conta que, diariamente, são mais de quatro horas de treino. “Além de alimentação, suplementação e sacrifícios para performar e estar em alto rendimento”, completa Ana Carolina, que também se classificou para o Fitness Funcional da Monstar Games, na categoria individual master 35+, que será de 9 a 11 de setembro, em Goiânia.

Quem também aposta nos treinos, trabalhos de força e resistência é Aline Gomes de Oliveira. “O maior desafio é unir levantamento de peso, ginástico, condicionamento físico e natação, além de conseguir ter uma constância em todos esses movimentos que a modalidade pede, combinando com boa alimentação e acompanhamento de profissionais, como nutricionista e fisioterapeuta”, ensina.

Ela revela que a expectativa é que a equipe consiga mostrar seu desempenho ao máximo na arena e ficar entre as melhores. “Essa conquista é muito importante, pois estamos representando Mogi no maior evento de CrossFit do Brasil. Além disso, nosso time já treina junto há um tempo e sabemos das qualidades e dificuldades de cada um no esporte”, frisa Aline. 

Os preparativos do quarteto seguem a mil até as vésperas do evento. “Treinamos forte quase todos os dias. O torneio tem uma grande relevância no nosso meio, pois são os melhores times do país. A expectativa é alta pela grandiosidade do evento e pelos atletas que estão nele, e o principal desafio é nos mantermos competitivos o campeonato todo e, especificamente neste, manter nosso sincronismo, pois como time, um depende do outro nas provas”, avalia Gabriel Alves.

O quarto atleta do grupo, Gabriel Braga Ribeiro dos Santos, já teve a experiência de arbitrar a competição por dois anos. “Sei da dificuldade e magnitude do campeonato, o mais tradicional do Brasil, que reúne atletas e boxes de todo o país. Esta é a primeira vez que uma equipe da região se classifica. Treinamos juntos há mais de 1 ano, com pandemia e tudo neste meio. Colocamos algumas metas para cada dia da competição. Já vínhamos treinando com este pensamento, antes da confirmação da classificação. Após a certeza, foi só uma motivação a mais. Fazemos de uma a duas sessões de treinos, de segunda a sábado. Está sendo muito puxado, mas com certeza de grande aprendizado para todos”, considera.

Ele também aponta que o esporte traz uma grande diversidade de movimentos, trabalhando todas as áreas do condicionamento físico. “Só aí já podemos enumerar as dificuldades da modalidade, porque precisamos ser fortes e ao mesmo tempo conseguir correr bem. Mas não basta correr bem 200 metros ou 1 quilômetro. Tem que conseguir correr 5,8 quilômetros e trabalhar movimentos ginásticos que exigem muito da consciência corporal. Então, a maior dificuldade é conseguir conciliar todas estas atividades”, relata o atleta.

 

SELETIVAS REUNIRAM 2,2 MIL INSCRITOS

O time de Mogi das Cruzes, formado pelos atletas Ana Carolina Aguiar, Aline Gomes de Oliveira, Gabriel Braga e Gabriel Alves, participou de várias seletivas envolvendo 2,2 mil atletas inscritos para disputar o Torneio Brasil CrossFit, e saiu finalista.

A equipe da cidade, que treina no box CrossFit Itapety, na Vila da Prata, em Mogi, se classificou entre as 24 melhores do Brasil.

Sem patrocínio, o time que representa Mogi das Cruzes na disputa nacional está comercializando camisetas, em parceria com a marca Grip, ao valor de R$ 70,00 cada uma, para custear as despesas da disputa. A renda será revertida para o pagamento da inscrição no torneio, hospedagem durante os quatro dias do evento na capital paulista, além de alimentação neste período da competição. 

Os interessados em comprar as camisetas para ajudar o time ou mesmo apoiar a equipe com qualquer forma de incentivo podem entrar em contato com Ana Carolina pelo email [email protected].

 

 

CONHEÇA OS ATLETAS

Aline Gomes de Oliveira: mãe, empresária e atleta, Aline Gomes de Oliveira tem 34 anos e é mogiana.

Ana Carolina Aguiar: advogada, atleta e mãe, Ana Carolina tem 35 anos, nasceu em São Bernardo do Campo e mora em Mogi há 18 anos.

Gabriel Alves: atleta, head coach e educador físico, Gabriel Alves tem 30 anos e nasceu em Mogi.

Gabriel Braga: aos 33 anos, o mogiano Gabriel Braga Ribeiro dos Santos é head coach, atleta e profissional de Educação Física.

Veja Também